quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A FÉ TRIUNFANTE (27)




“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios... Quem da cova redime a tua vida...” (Salmo 103:1, 2,4)
A VIDA DIRECIONADA PELA FÉ TRIUNFANTE: “... e te coroa de graça e de misericórdia...”
         Prezado leitor, avancemos um pouco mais no conhecimento dessa frase: “... e te coroa de graça e de misericórdia...”. Eis aí um resumo do que significa a vida cristã. Quando o evangelho moderno declara que o sucesso da vida cristã está na realização de sonhos em ter a prosperidade em mãos, a graça exibe a vida cristã, o crente é mostrado como alguém que tem como coroa sobre sua cabeça a graça e a misericórdia. Eis aí a liberdade da glória dos filhos de Deus! Quando um pecador é salvo ele escapa para sempre da inflamante Ira de Deus (1Tessalonicenses 1:10), escapa para sempre do terror do inferno e lago de fogo. Doravante, nada mais de maldição, nada dos terrores do Juiz reto e justiceiro. Agora a alma pertence para sempre ao Senhor e vive na certeza de que sua aceitação foi baseada no sangue remidor, que o sangue cobriu sua terrível culpa e que foi aceito em Cristo para estar definitivamente livre da eterna condenação. Agora o medo foi tirado e a alma passou a ser amada, guardada e preparada para a glória eterna. Aquele que estava destituído da glória de Deus (Romanos 3:23), agora pode gloriar-se na esperança da glória de Deus (Romanos 5:2).
         Procurarei esclarecer melhor sobre o que significa ser coroado de graça. Graça explica que a vida do crente está plenamente livre para andar pelo caminho estreito da santidade e da justiça. Graça não quer dizer que a pessoa está livre de pobrezas e das dificuldades normais da vida, mas que simplesmente que houve aceitação da parte de Deus em relação ao pecador. Significa que agora é filho, nascido na família de Deus, que é herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo (Romanos 8:14) e que como filho da obediência ama a Deus e quer obedecer-Lhe no andar. Significa que está pronto a colocar as orientações da graça na vida e que quer lutar contra a carne, o mundo e o diabo.
Mais do que isso, a graça significa que no trajeto da peregrinação cristã não há lugar para amarguras e tristezas contra Deus e contra seu próximo. A vida cristã é vivida na liberdade da glória dos filhos de Deus. É um viver maravilhoso, contagiante, que transmite a santidade de Deus de um modo agradável. Não é um regime fechado, controlado por homens amantes do poder. O salvo é coroado de graça e não da lei; da graça e não da carne; da graça e não das desventuras. Uma vida coroada de graça conhece a felicidade no coração e não de um viver de fachadas.
È claro que meus argumentos são mui pobres para explicar o significado da maravilhosa graça no viver do salvo. Mas tenho um argumento a mais, trata-se da força para o viver do salvo. Não existe poder da carne, nem do mundo, nem tampouco do diabo que sobrepuje o poder da graça no viver de um genuíno crente. A mesma graça que chama o pecador da morte para a vida (Efésios 2:1), também conduz o salvo de força em força. Na carne a vida do crente é extremamente frágil e susceptível à queda, porém, mantido na humildade o crente recebe forças. Quer ver um crente forte? É quando ele está completamente vazio de si mesmo, consciente de sua própria nulidade. A graça nunca promove um viver vaidoso, arrogante e independente. Pelo contrário, a graça faz o crente ser transparente e continuamente confesso da necessidade do Senhor como pastor, guia, amigo e protetor.
Eis aí, caro leitor, o que significa o andar da triunfante fé. Que o Senhor tome esses argumentos a fim de fortalecer aqueles que realmente amam a verdade como está escrita! Que haja leitores com fome e sede desses santos ensinamentos! Que vidas sejam encorajadas a andar com Deus! Que homens e mulheres arrependam-se de um caminho tortuoso e corram para o maravilhoso Salvador e Senhor!

Nenhum comentário: