terça-feira, 29 de outubro de 2013

“QUANDO ELE SE TORNAR O JUIZ” (17)




Então, lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim os que praticais a iniquidade” (Mateus 7:23)
A MUDANÇA EXPÕE SUA SANTIDADE: “...apartai-vos de mim...”
         Caro leitor examinemos mais de perto essa ordenança que sairá da boca do grande Juiz naquele dia: “...apartai-vos de mim...”. Meditemos nas terríveis implicações dessa frase, porquanto homens e mulheres que viveram em seus pecados, que andaram em inimizade contra o Senhor e Salvador vão ouvir essa ordem de uma vez para sempre. Que diferença do chamado da graça! Agora quando brilha esse sol da misericórdia, milhares ignoram suas responsabilidades e continuam pisando em seus caminhos perigosos, sem saber que estão descendo a estrada perigosa rumo ao abismo, como um caminhão sem freio desce para a tragédia.
         Caro leitor, a ordem que parte dos lábios do Juiz é poderosa, pois vem daquele que apenas com Palavras ordenou a existência de todas coisas e que preserva toda criação pela palavra do Seu poder (Hebreus 1:2). Aqui neste mundo muitas vezes ignoramos as palavras e decretos dos homens, porque estes são falíveis e muitas vezes fracassam. Mas, se a ordem de um tirano como Nabucodonosor foi cumprida e os três amigos de Daniel foram atirados à fornalha, imagine então a ordem que partirá Daquele que foi ordenado pelo Pai para ser Juiz de vivos e mortos! Acaso não é isso motivo para temor e tremor? Mas eu sei o quanto o enganoso e iludido coração pensa o contrário; eu estou certo que corações empedernidos e mofados pela soberba nem sequer são movidos para abaixar seus queixos presunçosos por um centímetro. Coré, Datã e Abirão, mesmo à margem da terrível punição, ainda acreditavam que estavam certos e que Deus estava errado e que continuariam suas investidas de ódio contra a liderança de Moisés e de Arão (Números 16).
         Ó meu amigo, agora prevalece essa longanimidade de Deus e nesse ambiente homens ímpios acreditam no íntimo que o juízo jamais virá (2 Pedro 2), mas o fato é que quanto mais o juízo está perto, mas a impressão de calma e conforto do pecado chega e amoita no coração. Quando homens e mulheres depararem com a face do Todo Poderoso naquele grande Dia, então tudo o que parecia cerco de advogados de defesa há de sumir e não haverá remédio algum, pois o único Advogado do pecador já não terá mais essa função; Aquele que mediante Sua Palavra convidou homens e mulheres ao arrependimento, agora não terá mais essas doces e suaves palavras. Aqueles que agora zombam e brincam com o simples Cordeiro de Deus; agora milhares gostariam de saber que Ele está morto, que realmente não passa de um defunto e que os crentes estão brincando; agora eles perguntam: “Onde está o vosso Deus?” (Salmo 115). Mas naquele dia vão vê-Lo em Sua Ira e cólera sem que possam fugir. Ora, aqui acharam que tinham espaço para fugir do amor eterno, mas ali estarão aterrorizados diante do fato que não há mais lugar de escape.
         Então caro leitor, aproveite o tempo da oportunidade, pois agora a força do Senhor está em Seu “Vinde a mim!”. Como pode ignorar isso? Como pode você trilhar um passo sequer no caminho tortuoso e ímpio? Como pode achar que você há de prevalecer no juízo (Salmo 1:5)? É impossível! Agora o Senhor está chamando pecadores pela voz do infalível evangelho e se você não escuta porque é surdo para as verdades eternas, então não culpe Deus. Se você caminha para o triste destino de vergonha e horror, saiba bem que essa decisão é sua, não de Deus. Naquele Dia trágico ninguém vai acusar o Senhor de que não foi alvo de Sua compaixão; homens e mulheres vão saber que estarão sendo atirados fora porque quiseram andar pelos caminhos ímpios.
         Mas agora eis que o Senhor está perto! O grande Evangelista não está distante, mas está apto e pronto para chamar pecadores ao arrependimento. Venha caro amigo, pois doce voz compassiva convida ímpios e rebeldes à salvação eterna e assim eles escaparão do juízo!

Nenhum comentário: