quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A FALSA E A GENUINA CONFISSÃO (2)




“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7:21)  
         Caro leitor precisamos encarar seriamente o que nosso Senhor está ensinando nessa parte final do Sermão do Monte. Ele está mostrando que aquilo que a hipocrisia dos fariseus exibia é exatamente o combate das trevas contra a mensagem do Reino dos céus; que essa hipocrisia religiosa é a característica dos falsos mestres; que é o sistema humanista, contagioso e letal para as almas. Nosso Senhor mostra que é esse o sistema do mundo e que sempre haverá essa investida das trevas contra a pureza da mensagem que vem do céu. Noutras palavras, seguindo os padrões dos falsos mestres, os homens sempre hão de falar: “Senhor, Senhor!”. Foi assim na história do Velho Testamento com os falsos profetas, pois eles jamais falavam em nome de Baal, mas usavam o nome do Senhor para encobrir suas idolatrias, maldades e ambições; foi assim nos dias quando o Senhor andou neste mundo; foi assim em toda história da igreja e será assim, muito mais nestes últimos dias.
         Então, o verso de Mateus 7:21 é profundo e esclarecedor, pois descobre o coração; mostra as manipulações e malícia do homem e até onde pode chegar o ser humano, na finalidade de encobrir suas maldades e desafiar o próprio Deus. Meu objetivo é que meus leitores possam entender a diferença entre uma falsa confissão e a verdadeira confissão, por causa da investida da heresia religiosa de nossos dias. O baalismo dos dias do profeta Elias ressuscitou nesta geração e está tomando formas hediondas e vis. Por essa razão a pregação chega para avisar os incautos e despertar aqueles que estão dormindo, sem que percebam as astutas ciladas religiosas de satanás.
         Como podemos conhecer o que é realmente uma falsa confissão? Ora, deixemos de lado as opiniões de gregos e troianos; partamos para encarar a Palavra de Deus bem de perto com os olhos da fé; em plena humildade e na disposição de ser descobertos, caso nossa confissão esteja errada. Caro leitor, lembremos bem que somos inclinados ao engano e que o engano religioso vem com uma taça cheia de veneno, mas que parece tão doce à carne. Não esqueçamos que a mentira religiosa serve de um manto quentinho para manter a carne em suas atividades em franca rebelião contra Deus.
         Veja o que nosso Senhor diz no texto: “Nem todo que me diz...”. Ele não generaliza: “Nem todo...”, justamente porque a verdadeira confissão declara: “...Senhor, Senhor!”. Isso significa que o dizer: “...Senhor, Senhor...”, pode ser uma confissão verdadeira, ou pode ser uma falsa confissão. Vou tentar expor isso de outro ângulo. O que nosso Senhor está dizendo é que não podemos julgar todos os que dizem: “Senhor, Senhor!”, afirmando que estão fazendo uma falsa confissão. Por outro lado, não podemos afirmar que estão não estão faz estão confessando a verdade de corações sinceros e santificados.
         Mas, o perigo maior é não julgar a confissão à luz da bíblia. Se quisermos comprar uma aliança de ouro, deveremos julgar a fim de saber com certeza se não estaremos adquirindo uma bijuteria. Se avaliamos as coisas desta vida, julgando-as, a fim de saber se são genuínas ou não, muito mais devemos julgar à luz da bíblia a confissão, a fim de ver se vem de Deus, ou se é produto vindo da carne, ou do diabo. Em nossos dias o movimento ecumênico tão travestido de evangélico tem lutado para que nada de seus empreendimentos religiosos sejam julgados à luz da bíblia. Os falsos mestres têm dito aos seus seguidores: “Não pensem, não perguntem, não examinem, só aceitem, ou sintam!”. Eles usam muito o termo “paz”, a fim de saudar a todos: “Paz, paz, quando não há paz” (Jeremias 23:17).
         Ah, quanto perigo para as almas! Que caminho lindo e enfeitado para o inferno! Quanta solidariedade por parte das trevas! Quantas lisonjas os inimigos das almas têm estendido às multidões! Eis agora o tempo sobremodo oportuno; eis agora o dia da salvação!




Nenhum comentário: