quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Uma Chamada à Oração (1)



A Oração Intercessória


Creio que uma das evidências de um despertamento espiritual e de novo refrigério da presença do Senhor será o povo de Deus começando a orar com aquela certeza específica, confiante de que Deus ouvirá e atenderá suas orações de intercessão. No decorrer dos séculos, sempre aconteceu que, quando Deus começou a derramar o seu Espírito, o primeiro resultado foi seu povo clamando a Ele, pedindo o livramento das almas mortas.
Portanto, quero abordar neste capítulo o assunto da ORAÇÃO INTERCESSÓRIA, a necessidade de orar em favor do próximo.
Percebo que se trata de algo a respeito do qual a maioria das pessoas pouco ou nada sabe, bem poucas estão dispostas a aprender, mas preciso ensinar o que o Espírito Santo coloca no meu coração, enquanto clamo pelos que queiram entrar na obra de intercessão.
O relacionamento que há entre a oração e o céu, entre a oração e o propósito que Deus tem para os filhos dos homens, somente será compreendido quando chegarmos ao céu; mas de uma coisa tenha certeza: a Bíblia fala muita coisa a respeito da oração e do seu lugar nos planos de Deus. Creio, também, que se todos fôssemos honestos diante de Deus, confessaríamos que a oração, a VERDADEIRA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA, é coisa a respeito da qual a maioria de nós sabe bem pouco, embora Deus fale muito a seu respeito.
A maioria de nós reconheceria que “dizemos” nossas orações talvez antes de cada refeição, ou em algum horário determinado durante o dia, mas onde está a pessoa que, ao orar, intercede pelos outros, que é usada por Deus para rogar bênçãos para os outros? Talvez haja uma vida cristã sincera, em que exista oração suficiente para nos impedir de apostatarmos, e que meramente sustenta a posição que já galgamos, sem muito crescimento na espiritualidade ou na semelhança com Cristo. Mas onde está a oração intercessória? É esta que estou procurando. Para avançarmos de força em força, com ampla experiência do poder de Deus para nos santificar e trazer bênçãos reais para os outros, precisa haver mais oração específica e perseverante. As escrituras ensinam esta verdade com muita ênfase, porque falam de clamar dia e noite, de continuar em oração perseverante, de vigiar com oração, de sermos ouvidos pela nossa importunidade; esta deve ser nossa experiência a fim de realmente sermos intercessores.
Se não possuíssemos promessas tão graciosas para o encorajamento da oração, talvez haveria desculpas que pudéssemos oferecer, mas as promessas e os exemplos são numerosos nas Escrituras. Isaías 66:8 nos diz: “Sião, ANTES que lhe viessem as dores, deu à luz seus filhos”. Isto quer dizer que, logo que começamos a praticar a verdadeira oração intercessória, Deus começa a ouvir e a responder. O resultado será a salvação dos pecadores, a edificação do povo de Deus e a presença do reino de Deus, como nunca antes.
A palavra “trabalho” (Isaías 53:11) não é uma palavra leve, pois significa trabalho muito pesado, dor intensa, labuta, agonia; é usada principalmente em conexão com as dores de parto (Isaías 66:8). Portanto, aqui vemos uma das razões pelas quais tão poucas pessoas se dedicam à obra da intercessão, porque importa em muito trabalho, algo que vai nos custar alto preço: dor e agonia intensas. Se, porém, não nos dedicarmos à obra, não veremos as bênçãos de Deus sobre nós, nem faremos a obra que Deus nos chamou a realizar no seu reino. Hoje, Deus está procurando intercessores; está procurando a pessoa ou o grupo que entrará na arena com Ele e orará com Ele e orará pelas almas dos homens.

Nenhum comentário: