terça-feira, 29 de outubro de 2013

A FÉ TRIUNFANTE (26)




“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios... Quem da cova redime a tua vida...” (Salmo 103:1, 2,4)
A VIDA DIRECIONADA PELA FÉ TRIUNFANTE: “... e te coroa de graça e de misericórdia...”
         Amigo leitor, o que temos a seguir mostra como o Salmo 103 nos conduz pelos degraus da glória, para onde somente a graça guia o salvo. O que presenciamos anteriormente teve como objetivo anular toda expectativa carnal de uma vida cristã fácil. Indubitavelmente o evangelho silencia todo vozerio carnal, toda falsa santidade e toda adoração que não passa de lata vazia. O evangelho leva à morte o velho homem e põe na lama toda força da natureza carnal, a qual quer rebaixar e destronizar Deus a fim de elevar a vanglória humana.
         A frase que aparece no verso 4: “...e te coroa de graça e de misericórdia” , é a brilhante luz que surge quando a fé opera em obediência à verdade revelada. O caminho da alma justificada é assim, “como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18). A falsa fé odeia o caminho da graça, porque só pode ver as dificuldades. Como a mulher de Ló que só conseguia ver felicidade nas campinas de Sodoma e Gomorra, assim são os atos da falsa fé, porquanto só consegue descer como água.
         Observemos bem que a fé busca a verdadeira riqueza; quer adquirir santos ornamentos; corre atrás daquilo que o homem interior precisa. A fé cristã rejeita as quinquilharias deste mundo amaldiçoado pelo pecado, porque considera tudo isso vaidade e inutilidade. A fé mira aquilo que Deus faz na alma, por isso posiciona a alma perante aquilo que é infinitamente melhor: “... te coroa de graça e de misericórdia”.
         Meditemos nisso, amado leitor. O que a Palavra de Deus quer nos ensinar com essa esplêndida declaração? Obviamente temos perante nossos olhos aquilo que somente a fé pode desfrutar. Temos algo melhor que ser coroado de graça e de misericórdia? Tem algo melhor do que andar nesta vida tendo em nossas cabeças a sublime coroa da graça e da misericórdia? Que diferença! Que preciosa verdade! O crente se satisfaz disso! Eis aí a verdadeira riqueza buscada! Eis aí a força necessária para enfrentar a dura jornada rumo ao céu!  Eis aí os filhos do Rei! Eis aí os príncipes celestiais andando neste mundo, exibindo em suas cabeças a coroa que ninguém mais tem, somente eles, os pecadores salvos pela graça! Não há qualquer motivo para amargura, tristeza e revoltas por causa das adversidades que tanto surgem nesta vida. Deus mudou corações de homens e mulheres ao fazer deles novas criaturas (2 Coríntios 5:17). Essas almas foram unidas a Cristo e agora salvas pertencem a Deus, porquanto foram compradas pelo sangue do Cordeiro puro e sem mácula. Fixados nessa verdade sondemos agora os detalhes desse ensino. A verdade é bem prática, porque ao conhecer a tão grandiosa salvação os crentes podem entender porque devem viver humilhados a cada dia perante o Senhor. Que povo bendito é o povo salvo! Eles foram coroados de graça. Significa que a salvação bíblica posiciona o homem sem culpa perante Deus; que agora não há mais qualquer maldição; não há mais qualquer sombra de terror em volta do salvo, porque simplesmente fomos aceitos no Amado. Não há mais acusação, nem condenação, nem Ira, porquanto foi suficiente a obra da cruz para nos arrancar da condenação eterna.
         Amado leitor, você é um verdadeiro crente? Um dia o evangelho lhe chamou da morte para a vida? Então, a coroa da graça foi posta sobre sua cabeça e isso significa que você pode e deve entender esses fatos. O caminho do santo é completamente livre para andar, tendo a aceitação de Deus. Agora, querido leitor, você é amado de Deus! Quem é contra você? O mais terrível inimigo era Deus, mas o sangue reconciliador fez com que Deus lhe tornasse seu eterno amigo. É baseado nessas sublimes verdades que o os santos triunfam sobre o mal dia após dia.

Nenhum comentário: