sexta-feira, 27 de novembro de 2020

QUANDO DEUS ENDURECE O CORAÇÃO (8)


“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação” (Hebreus 3:15)

PECADORES DEVEM SER ADVERTIDOS DO MAIOR PERIGO QUE EXISTE: “...não endureçais os vossos corações

        Notemos bem onde está o verdadeiro perigo – no coração. Se a casa de sua vida for fechada por causa do orgulho em não escutar a voz de Deus falando por Sua palavra, então é certo que Ele mesmo deixará o coração ainda mais obstinado. O que acontece é que a incredulidade vil não percebe o quanto seu próprio coração é enganoso, vaidoso e incapaz de submeter-se a Deus. O que meu coração? Nós sempre achamos que tínhamos bom coração, que éramos diferentes dos outros e que mesmo tendo algumas coisas erradas, habitava ali alguma coisa que para Deus era digno de Sua aprovação.

        Como sempre, precisamos voltar nossa atenção aos ensinos da palavra de Deus, se é que realmente queremos andar humildemente com Deus. Tenho lidado com muitos que viviam iludidos em seus próprios corações. Quem não conhece a si mesmo a luz da bíblia, não somente será iludido no viver, como também não conhecerá o Deus da bíblia, nem tampouco as atividades do diabo. Quem confia em si mesmo não pode participar da Escola da Graça. Nosso Senhor põe o coração do homem como a sede do pecado: “Do coração procede...” e então ele dá a lista maldita daquilo que emana do coração do homem. Como é que desse poço de agua imunda pode sair água pura? É impossível. Às vezes uma agua parada parece limpa, mas basta mexer com ela e a sujeira aparece. Basta que a bíblia venha mexer no coração dos homens e então o que está escondido aparece mudando as aparências.

        O que acontece quando o coração fica endurecido? No texto acima o escritor sagrada exorta aos crentes hebreus sobre o perigo de agir como agiu Israel em pleno deserto, endurecendo o coração contra Deus. Se nossa humildade e dependência da graça de Deus não forem mantidas, certamente nos envolveremos em sérios perigos. E isso tem acontecido com muitos. Quando o coração fica endurecido a pessoa não percebe que realmente ela está obstinada no íntimo. No caso de uma pessoa incrédula, haverá uma insensibilidade à chamada de Deus, porque adia sua conversão.     Muitos que ouviram a voz de Deus pela mensagem do evangelho, mas que adiaram sua conversão, terminaram ficando totalmente embrutecidos contra a verdade posteriormente. O homem endurecido contra a mensagem santa correrá imediatamente à busca de um caminho mais fácil. Lidei com um senhor que ouviu a mensagem, mas foi embora. Ele tinha participado de uma igreja, onde o pastor lhe receberia e lhe daria uma atividade logo. Mas quando Ele percebeu que Deus requer conversão de coração a Cristo, a fim de ter o perdão e purificação dos seus pecados, imediatamente ele trancou a porta do coração. Não demorou para que aquele moço tão jovem falecesse. O tempo de Deus para o arrependimento é chamado “hoje” e não “amanhã”.

        Às vezes o “hoje” de Deus demora dias, mas percebe-se que na vida daquela pessoa Deus está lidando e preparando para sua conversão. Muitos que ouvem a voz de Deus no evangelho têm seus corações derretidos pelo fogo da verdade exposta. Mas o trabalho do evangelho é continuamente regado por orações e súplicas do povo salvo e Deus estará atuando em preparar aqueles que Ele em Sua graça está chamando à salvação eterna. Não há endurecimento nisso. O endurecimento é visto quando a pessoa não quer mais ouvir o que ouvira antes. Sua reação é de atacar a verdade e buscar caminhos mais fáceis.

        Quanto perigo! O Senhor diz: “Se hoje ouvirdes a minha voz, não endureçais...”. Que sejamos acordados para nos humilhar perante esse Deus gracioso e compassivo para com os que são quebrantados perante a palavra pregada.


Nenhum comentário: