quinta-feira, 12 de novembro de 2020

QUANDO DEUS ENDURECE O CORAÇÃO (1)

 

                        

“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação” (Hebreus 3:15)

           INTRODUÇÃO:   

        Caro leitor, mais um tema tem desafiado minha vida e ministério. Não é raro que atravessamos as ruas e avenidas da maravilhosa palavra de Deus e nossos interesses não são despertados para assuntos importantíssimos, como o que vemos em Hebreus. Gostamos de ouvir sobre aquilo que dar sabor ao bolo espiritual e que trata da vida aqui neste mundo. Não estou dizendo que o que gostamos de ouvir está errado. As riquezas da graça estão presentes em toda bíblia, à disposição de todos os crentes. Desculpe se eu tiver que repetir algumas frases ou palavras, mas faço isso porque são assuntos importantes e pertinentes à situação na qual vivemos hoje. Vivemos dias maus, perigosíssimos e carregados de truques do diabo. Se não voltamos para a Palavra de Deus estaremos arruinando todo nosso viver e o viver dos nossos semelhantes, os quais devemos amar no amor de Cristo.

        Toda luta ferrenha do inimigo das almas hoje tem em vista manter os corações dos homens petrificados contra Deus e endurecer aqueles que estão na caminhada rumo ao lar celestial, assim como fez com os crentes hebreus, para os quais foi enviada esta carta, na qual estamos examinando o texto e o tema expostos aqui. Faz pelo menos 30 anos que acompanho a jornada impetuosa da maldade que avança no mundo, mas especialmente em nosso país – o Brasil. Satanás tem tido o cuidado de lidar com o povo crente; tem criado confusão com o nome “cristão” e tem usado outros nomes, a fim de levar as mentes à ilusão religiosa. O resultado tem sido trágico, de tal maneira que milhares têm entrado nas igrejas hoje e têm saído mais endurecidos. Muitos que têm o nome de crentes hoje simplesmente seus corações mais endurecidos do que tinham antes.

        Não há perigo maior do que endurecer o coração contra Deus e isso ocorre quando os homens são enganados por falsos mestres e levados pelas promessas deste mundo maligno, como estamos percebendo em nossos dias. Tenho pregado em algumas igrejas e visto que não há mais lugar para quebrantamento, humilhação, arrependimento e confissão sincera. A razão é que essas coisas foram tiradas e todos se acham bem com Deus. A carta aos Hebreus foi dirigida a um grupo de crentes judeus que estavam retornando aos costumes judaicos. O escritor fala daqueles que no passado ouviram a Palavra de Deus. Nós podemos tomar esse texto, a fim de mostrar a todos que o maior perigo, para crentes e para não crentes é endurecer o coração contra a Palavra de Deus. Não somente pessoas, mas nações inteiras foram destruídas por causa dessa louca decisão de não escutar a Palavra de Deus. Isso pode acontecer conosco agora.

        Esta introdução tem em mira preparar os corações dos meus leitores para um tema quase não mais ouvido (especialmente aqui no Brasil). Minha esperança é que corações sejam despertados para a verdade. Já lidei com algumas pessoas que resolveram fugir do que encarar os fatos à luz da realidade exposta nas Escrituras. Deus endurece corações? Claro! Esse processo de endurecimento começa quando as pessoas, elas mesmas recusam ouvir a verdade e começam a buscar aquilo que lhes interessa.

        A igreja foi chamada a andar na peregrinação, por isso precisa de exortações e esse serviço é feito na igreja, através de crentes maduros e pela constante pregação. Retornemo-nos a isso antes que a situação fique cada vez pior. Dediquemos a ter diligência em escutar o que Deus fala, a fim de que não caiamos nos sérios perigos que já envolveram a vida de milhares, especialmente daqueles judeus que rebelaram contra Deus em pleno deserto.

Nenhum comentário: