terça-feira, 17 de novembro de 2020

QUANDO DEUS ENDURECE O CORAÇÃO (3)

 


“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação” (Hebreus 3:15)

PECADORES DEVEM ESTAR ALERTADOS PARA O TEMPO DE DEUS: “Se hoje...”

        Todos os pecadores devem ser alertados quanto aos perigos que rodeiam suas vidas aqui, quando acham que podem ficar endurecidos contra a verdade de Deus, porque no trato com os homens Ele chega com Sua misericórdia: “Eis agora o dia sobremodo oportuno; eis agora o dia da salvação”. Sempre Deus fez com que fosse despontada Sua compaixão por muito e muito tempo. 400, 500, 1000 anos ou mais são períodos de misericórdia. Nos dias de Noé muitos anos de vida foram estendidos àqueles homens; eles puderam ver o sol nascendo e brilhando por muito tempo e durante esses longos anos Deus jamais deixou de expor Sua compaixão à raça.    Quando a bíblia usa o termo “hoje”, ela está falando a linguagem de Deus. O “hoje” de Deus leva às vezes muito tempo e o perigo está em que durante esse período de duração, os homens endureçam seus corações. A força da compaixão é incrivelmente forte e por isso ela simplesmente segura a mão de Deus, assim como Moisés, em seu clamor segurou a mão de Deus, impedindo que Sua fúria caísse sobre Israel. Muitas vezes Deus manda Seus profetas, como enviou Elias e outros e é notável como os profetas de Deus são tratados com indiferença, porque suas mensagens são diretas e claras, convidando homens e mulheres ao arrependimento. Assim, quão importante é que os ouvidos fiquem apurados para ouvir a mensagem; quão importante é que todos fiquem atentos e humilhados perante a verdade que está sendo pregada.

        É bom que todos saibam que no tempo do amanhã, sua agenda é de juízo. Ele mandou mensagens para Faraó, mas era vigorado o amanhã, porque o monarca estava sendo puxado para a cova. Mas quando Ele chama os homens ao arrependimento, seu tempo é hoje e não amanhã. Não há bênção maior para a humanidade do que ouvir a Palavra de Deus. Foi essa a ênfase que Deus sempre deu ao povo de Israel durante dois mil anos. Nada pode compensar isso; não há como remediar a situação. O que vemos hoje no Brasil é uma rejeição geral à palavra de Deus, mesmo que aparentemente todos estão buscando religião nova e novos ensinos. Mas o fato é que os homens estão andando por caminhos tortuosos e acham que podem subornar Deus, como ocorreu com Israel nos dias de Isaías. Quanto perigo em resistir a Deus em Sua mensagem enviada do céu! Os homens nem sequer imaginam o que poderá ocorrer, caso permanecem recusando ouvir. Mesmo que Ele trate no amanhã, se espera que a alma não esteja      adiando. Que seja Ele atraindo o pecador.

        Mesmo agendando com Seu povo o Senhor requer urgência em santidade hoje, não amanhã: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas” (Josué 3:5). A santificação hoje terá um efeito de bênçãos extraordinárias amanhã. Foi sempre assim. Deus requer obediência hoje, porque tem algo importante para realizar amanhã. Que não recusemos isso, pois é ordem do nosso Capitão. A ordem para os discípulos antes que o Senhor subisse ao céu foi: “Ficai em Jerusalém até que...” Então, precisamos estar cientes do que Deus está falando conosco, senão há perigo de termos nosso coração endurecido. Com os crentes Ele sabe lidar com severas lições; com os incrédulos, seus corações são mantido no estado de perversidade e incredulidade.

        Deus fala à consciência dos homens; Deus requer obediência e não nosso sacrifício. Pensamos que temos controle sobre nosso coração, mas na verdade não percebemos que é Ele quem tranca os corações; que é Ele quem converte ou não converte. Glórias pois ao Seu nome. Quando homens recusar o tempo de Deus é sinal que no amanhã estarão na mesma condição (assim como o concreto fica ainda mais duro com água).

        

Nenhum comentário: