quinta-feira, 19 de novembro de 2020

QUANDO DEUS ENDURECE O CORAÇÃO (4)

 

      

“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação” (Hebreus 3:15)

PECADORES DEVEM ENTENDER O MAIOR PRIVILÉGIO LHES                        CONCEDIDO: “...ouvirdes a minha voz...”.

        Já tenho falado tanto sobre o fato que não há privilégio maior para alguém ou para uma nação do que ter a palavra de Deus, mas acho que vale a pena frisar bem esse fato. Foi esse o maior privilégio que teve Israel, de ser um povo diferenciado das outras nações e tendo outros impressionantes privilégios jamais tidos por quaisquer povos, de ter um Deus que trouxe Sua palavra escrita. Tem e já tiveram no mundo muitos países que jamais conheceram a palavra de Deus escrita. Sendo assim, digo que uma nação, como o Brasil, se não reconhecer essa grandiosa e celestial bênção de ter a bíblia consigo, realmente merece o mais perigoso juízo vindo de Deus – o coração endurecido.

        Ora, preciso realçar essa verdade, porque todo meu esforço é lutar para que a verdade do evangelho bíblico se torne conhecida por toda minha nação. Afirmo aqui que o maior perigo é ter o livro de Deus, sem contudo ter a visão vinda de Deus. Foi assim com Israel, mesmo nos dias quando o Senhor andou entre aquele povo. No capítulo 5 de João o Senhor que eles tinham a palavra escrita, a letra morta, sem, contudo ter o Espírito que vivifica a palavra no coração. O livro de Deus tem sido espalhado por toda nação brasileira, bem como noutras várias nações no mundo, mas a verdade é que há um endurecimento contra a verdade escrita e isso é visto nas atitudes com relação à bíblia. Quando um povo tem seu coração endurecido, logo percebe-se que esse povo toma a bíblia como instrumento para seus intentos carnais e é exatamente isso o que comumente vemos hoje.

        Não esqueçamos que, Deus falando por meio da Sua criação, já é tremendo privilégio e responsabilidade. A revelação escrita é um privilégio maior; ter o livro de Deus em mãos é dádiva da compaixão de Deus. Olhando do ponto de vista natural, ter a criação de Deus perante nossos olhos e ainda recusar dar a Ele a adoração devida, é motivo das mais terríveis manifestações da fúria de Deus contra a raça. Deus não leva em conta a ignorância dos homens. Mesmo que o pecado nos arruinou, certamente isso não é desculpa. Meu estado de enfermidade não é desculpa para eu continuar devendo a alguém. Os homens não foram feitos como animais.

        A criação original de Deus declara que os homens foram feitos à imagem e semelhança. A preposição “à” traz a ideia de que os homens foram feitos dentro da imagem e semelhança de Deus. Que diferença espantosa! Os animais não pensam nem raciocinam, eles não têm consciência das coisas e não prestam culto a Deus. Os homens devem fazer isso, tendo perante seus olhos a tremenda criação. Homens e mulheres devem saber que tudo é do Senhor e que toda criação proclama Sua glória. Um exame no capítulo 1 de Romanos mostra o quanto Deus fez tudo para Sua glória, mas os homens não dão louvores a Ele, por isso as consequências são dramáticas, como sempre aconteceu e como sempre acontece no mundo. Sendo assim, quão responsáveis são os homens em dar louvores e glórias ao maravilhoso e bendito criador.  

        Maior privilégio é ouvir Sua voz por meio da Palavra revelada. Veja bem como os homens estão entre as duas revelações, a revelação natural e a revelação escrita. É certo que a primeira não traz salvação; a primeira declara que os homens são responsáveis em oferecer glórias e honras a Deus. A primeira declara que o juízo virá, caso os homens não caírem perante o Salvador. A primeira revelação nada fala da misericórdia e da graça. Ela apenas declara o que Deus exige de todos os homens na face da terra.

Nenhum comentário: