sexta-feira, 6 de novembro de 2020

LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ (11)


“Lembrai-vos da mulher de Ló” Lucas 17:32.

JULGAMENTO FINAL

        O aconteceu com a mulher de Ló? Onde foi que ela chegou? Ora, o que ela buscava, enfim achou. Se correr para o mundo, então está indo na contramão da vida, pois vai cegamente para o local de juízo. Homens e mulheres rebeldes desconhecem o temor ao Senhor, o qual manda que olhemos para a frente no viver. Se tivermos que olhar para trás é porque queremos aprender muito com o caminho correto que esquecemos e abandonamos. A recomendação daqueles que lidam com leões é que nunca devemos dar-lhe as costas e fugir dele, porque ele vai pegar e matar. Homens e mulheres olham para trás e fogem de Deus, sem qualquer noção dos perigos que lhes cercam.

        Examinemos o que ocorreu em Sodoma e Gomorra, por recomendação do nosso Senhor. A família de Ló foi a única que teve a bênção do socorro compassivo de Deus, mas Deus o fez porque Ló era justo. Não esqueçamos da petição de Abraão no capítulo 18 de Gênesis, porque ele foi diminuindo de 50 até 10, como que pedindo a Deus misericórdia, caso houvessem justos. O que aconteceu foi que, quando chegou em 10, Abraão parou, mas não mudou o coração de Deus. O Senhor compassivo livra Seus santos da ira (Isaías 57:1). Nunca, em nenhum lugar e em qualquer tempo ou circunstância qualquer crente foi fulminado pela ira de Deus. Ele faz isso com os ímpios e sempre está acontecendo em todos os cantos deste mundo. As armas da ira de Deus estão apontadas neste momento para as cabeças de homens e mulheres rebeldes. No final, naquele período da grande tribulação isso acontecerá de forma mundial, mas a igreja será tirada de antemão, conforme vemos em Apocalipse.

        Mas quanto aos crentes, eles, pela graça escaparam da ira de Deus agora e da ira vindoura. Enquanto Ló estava em Sodoma, Deus reteve Sua ira. Enquanto Enoque estava na terra, Deus impediu que o dilúvio viesse. Enquanto Noé e sua família não entraram na arca, Deus não deixou que as perigosas e letais chuvas caíssem. Às vezes Deus permite que angústias e perseguições venham sobre os crentes, mas não são manifestações de Sua ira. Deus dá corda aos ímpios em suas maldades, a fim de que chegue o tempo certo da vingança Dele pelo Seu povo.

        O mundo nem sequer imagina a bênção que um crente em Cristo representa na face da terra. Um só crente – Ló foi incrivelmente útil em Sodoma e Gomorra. Se um crente é tão importante para manter a luz acesa, o que significa a presença de milhares de crentes? Por onde Abraão passava ele deixava suas marcas de um homem de Deus, de fé, coragem, confiança e bondade. Por onde santos de Deus tem passado eles puxam consigo nuvens de justiça, bondade e proteção. O perseguido Davi com seus homens, por onde andavam serviam de proteção a todos os que estavam por perto (1 Samuel 25).    A bíblia diz que Deus está com a linhagem do justo. Quanto a mulher de Ló, não foi ela abençoada? Sim! Salva? Não! Um homem incrédulo é santificado no convívio com uma esposa crente e acontece também com uma mulher incrédula, casada com um homem crente. Não há como avaliar tantas bênçãos de Deus. Mas importa que saibamos que essa presença santificadora não transforma o incrédulo num crente, ou num filho de Deus. A mulher de Ló foi santificada em seu convívio com o marido crente, mas quando Deus veio para fulminar com aquele povo perverso, ele foi tirado, ela não. O ímpio quer morrer a morte dos ímpios; o ímpio anseia por perecer com os ímpios. O mundo se ajunta de forma arrogante para desafiar Deus.

        Mas essa mensagem vem para acordar os que dormem o perigoso sono da morte; vem despertar os pecadores, a fim de que fujam para Cristo, corram e escapem da ira vindoura!

Nenhum comentário: