quinta-feira, 26 de novembro de 2020

QUANDO DEUS ENDURECE O CORAÇÃO (7)


“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação” (Hebreus 3:15)

PECADORES DEVEM ENTENDER O MAIOR PRIVILÉGIO LHES         CONCEDIDO: “...ouvirdes a minha voz...”.

        Quando os homens recusam ouvir a palavra de Deus, então eles ficam expostos às manobras ardilosas de satanás, o grande imitador de Deus. Ele se torna irresistível à carne e oferece apetitosas esperanças mundanas. Muitos, cujos corações estão endurecidos se tornam imediatamente arrogantes, achando que a vida espiritual está ótima e que Deus está abençoando o viver. Entretanto, Deus nunca há de lidar conosco fora daquilo que está escrito. Quando Deus não é ouvido, então satanás entra com suas ciladas religiosas. Foi isso o que Paulo quis mostrar aos crentes de Corinto, os quais não percebiam os ardis do inimigo usando falsos apóstolos.

         Não podemos esquecer que satanás é extremamente habilidoso para usar a bíblia como disfarce. Ele faz sua voz suave, mansa e meiga e todos vão achar que é Deus quem está falando. Vemos hoje essa verdade através de falsos pastores e pregadores. Eles chegam de tal maneira que ninguém percebe que é a serpente com suas malícias. Mas satanás não consegue esconder suas atividades, porque ele nunca consegue mostrar a realidade daquilo que Deus fala.

        Foi assim nos dias de Jeremias, porque, quando muitos judeus foram levados cativos para a Babilônia, o profeta deixou bem claro que a duração do exílio seria de setenta anos (Jeremias 29). Mas logo surgiu um falso profeta chamado Hananias, o qual pregava que o cativeiro na babilônia duraria apenas dois anos (Jeremias 28). Veja a diferença da voz de Deus e da voz de satanás. Sempre o pai da mentira tenta trazer falso alívio aos corações, sempre procura trazer tosco positivismo aos ouvidos, sempre traz suas “aspirinas” para alívio temporário. Nosso Senhor sempre procurou calar essa voz positiva de satanás, quando tentou intercepta-lo para que não tomasse o caminho da cruz.

        Amado leitor, não esqueçamos que Deus fala por meio de Sua Palavra escrita. Não nunca se desligou daquilo que Ele mesmo escreveu. Foi assim no Velho Testamento e assim agora. Ele sempre ligava as mensagens dos seus profetas com o que estava escrito na Sua lei. Há perfeita sintonia, sinfonia e unidade em tudo o que está escrito e em tudo o que os profetas e apóstolos falaram. Deus não abre caminhos paralelos, porque Seu caminho é o mesmo para que seus santos saibam que não infidelidade da parte do Senhor. Homens santos são instrumentos fieis em proclamar essa Palavra. A unidade de toda Escritura é vista na forma como em toda sua extensão Cristo é apresentado aos homens, por isso Ele nos fala pelo Seu Filho (Hebreus 1:1).

        Assim, a mensagem do Senhor exalta Sua glória e anuncia Sua salvação e é exatamente isso o que todos precisam ouvir. Os homens do mundo inteiro precisam ouvir Sua voz e até mesmos os chamados crentes, muito mais precisam ser advertidos continuamente. O texto de Hebreus está sendo dirigido aos crentes, para que eles cuidem em não fechar a porta dos seus ouvidos para não ouvir. A voz de Deus por meio da Sua Palavra pregada veio a nós, a fim de que toda soberba seja desfeita de nossas vidas. Estamos pisando em solo mundano e há perigos que ousam nos derrubar pelo orgulho. Por isso devemos nos cuidar.

        Lembremos bem que Deus mostra esses fatos por toda Sua Palavra; Ele mostra o quanto é perigoso desviar dos Seus santos ensinos; o quanto ficamos à deriva, num mundo que chega com suas ousadas mentiras. Devemos lembrar sempre que a  obediência resulta em homens e mulheres transformados em santos e piedosos. Só seremos úteis neste mundo se houver essas coisas em nosso viver.

 

 


Nenhum comentário: