sexta-feira, 13 de novembro de 2020

“PAZ E SEGURANÇA” (2)

 

                                

“Quando andarem dizendo: paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar a luz; e de nenhum modo escaparão” (1 Tessalonicenses 5:3)

.“PAZ E SEGURANÇA” À LUZ DO VIVER DO CRENTE.

        Ontem pude introduzir o assunto e creio que foi suficiente para servir como ponte de acesso à mensagem propriamente dita. Quero tratar sobre esse tópico olhando do ponto de vista dos crentes, porque todos os salvos têm essa confissão no coração. Quero também tratar de “paz e segurança” olhando do ponto de vista da incredulidade dos homens, porque é sobre isso o que Paulo está tratando no texto. Vou tratar da “paz e segurança” olhando coletivamente na história das nações, como Deus agiu com isso e como será no final, conforme Paulo relata no texto de 1 Tessalonicenses 5. Por fim falarei sobre como o evangelho apresenta verdadeira “paz e segurança” aos pecadores.

        Seguindo nossa rota veremos como funciona essa verdade na vida dos que foram resgatados do pecado, a fim de se tornarem salvos e pertencentes a Deus, por meio de Cristo Jesus. É claro que nossa linguagem é completamente estranha para este mundo, porque o grupo dos salvos trata-se daqueles que se tornaram participantes de uma tão grande salvação. Não podemos combinar equacionar a paz e a segurança que os crentes têm em Cristo, com a paz e segurança que o mundo afirma ter. Toda vez que os crentes tentam harmonizar essas coisas, elas vão trazer confusão. O mundo vê paz e segurança de modo completamente mundano e carnal, enquanto os crentes veem paz e segurança do ponto de vista das Escrituras Sagradas. Não tentemos harmonizá-las, porque elas não andarão juntas.

        Outro detalhe importantíssimo é que se olharmos do ponto de vista bíblico, à luz da experiência da fé cristã, em nada vai parecer que os crentes possuem paz e segurança no viver. Sem entrar nos detalhes, os crentes são pessoas que enfrentam contínua guerra aqui no mundo e na caminhada deles rumo ao lar celestial. É impossível ler as Escrituras tanto do Novo, quanto do Velho Testamento, veremos que os verdadeiros crentes, de fato sofrem contínuas perseguições e aflições no mundo. E isso parece contradizer as verdades relacionadas à paz e segurança.

        Sem querer aprofundar no assunto agora, digo e asseguro que essa diferença é de grande importância no entendimento das coisas, do ponto de vista de Deus. Deus nos mostra tudo à luz daquilo que pertence ao reino Dele e que vai diretamente às nossas almas. O mundo mostra tudo do ponto de vista terreno e transitório, nada relacionado à alma e ao bem eterno dos homens. Olhando de outro ângulo vemos no mundo a vida natural, relacionada com a sabedoria terrena e que tem seu ponto final com a morte. No tocante aos crentes as coisas são diferentes.

        Os salvos veem a vida espiritual, eterna, cheia da sabedoria de Deus e isso faz uma diferença incomparável. Notamos essa verdade nas palavras do Senhor: “No mundo passais por aflições...”. Nós sabemos que “aflições” não trazem “paz e segurança”, quando vistas do ponto de vista mundano. Mas Ele também disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não dou como o mundo a dá...”. Assim percebemos a notável diferença naquilo que quero tratar aqui. E minha esperança é que meus leitores sejam ricos das promessas dadas aos crentes enquanto eles transitam na peregrinação rumo ao lar.

Nenhum comentário: