quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ENGORDANDO O CORPO, MAS EMAGRECENDO A ALMA (11)

 

“Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma”     (Salmo 106:15)

COMO DEUS EMAGRECE A ALMA.

        Agora precisamos voltar nossa atenção para a alma, porque ela é infinitamente mais importante do que o aspecto físico desta vida. Realmente o mundo voltará toda sua atenção para aquilo que pode ser visto aqui, conforme a linguagem usada por João em sua primeira carta: “concupiscência dos olhos, concupiscência da carne e soberba da vida”. Eis aí o mundo. Também, sabemos que satanás, o príncipe deste mundo há de lidar com todos neste aspecto, porque o mundo é tudo o que ele tem de bom, de melhor e de excelência para oferecer a todos. Ora, ele tentou Jesus no deserto, quando elevou o Filho de Deus até às alturas, para mostrar-Lhe o seu mundo.

        Diante desses fatos precisamos lidar com esse assunto agora e desde já vemos que lidamos com causa e efeito, porque quando buscamos “engordar nossos corpos” imediatamente a alma começa a entrar em colapso. O que ocorre é que o peso das ocupações terrenas vem como tonelada sobre a alma. Foi isso que aconteceu na vida do ímpio Judas, porque todo seu esforço foi concentrado em buscar riquezas, de tal maneira que o efeito foi drástico para sua alma, pois ele logo não teve forças mais para superar o peso de uma consciência culpada e a solução foi o suicídio. Nem podemos explicar com exatidão as consequências de uma vida que se atira à busca mundana por “engordar o corpo”. Já escrevi sobre a mulher de Ló e logo vou publicar o assunto. Mas tomo aqui a vida de Esaú, pois tudo fez para ter o que queria; queria formar uma nação dele e conseguiu, mas a sua alma ficou tão dominada e cercada por esse ideal que jamais pensou nas consequências que viriam sobre si e sua descendência, conforme o relato de Malaquias 1.

        O fato é que se eu busco engordar o corpo, inevitavelmente minha alma sofrerá as consequências. Estou fazendo referência ao fato que o homem possui corpo, alma e espírito, mas sem salvação seu espírito está morto. A alma, porém tem sua função mais importante que as atividades da carne. Acontece que os homens no pecado esquecem de suas almas, eles as negligenciam, deixando que o viver esteja envolvido com aquilo que trata-se dos anseios da carne. Os homens pensam que a aquisição de bens desta vida vai dar sucesso e prazer às suas almas. Veja bem, não estou dizendo que não podemos buscar os bens terrenos, eles são importantes quando trabalhamos com justiça e zelo por adquirir o que precisamos. O perigo está em negligenciar suas almas.

        Deus emagrece a alma, porque ela não pode suportar o peso acarretado pela aquisição dos bens terrenos. Percebe-se a insensatez nas palavras daquele homem que ajuntou seus bens, com a finalidade de satisfazer sua alma: “Alma, tens em depósito muitos bens...” Foi esse seu engano, porque trabalhou arduamente em vão; lutou na vida para finalidade inútil – satisfazer a alma com bens passageiros. Ocorre que a alma sente-se oprimida, uma vez que ela nada recebe para seu bem. Eis aí o tremendo perigo que ronda milhares, especialmente em nossos dias, quando a multidão se entusiasmou. Satanás ativou isso em nossos dias; o espírito desta época tem fortalecido as mentes e emoções com intensidade e até mesmo o sistema religioso tem servido muito bem para esses fins que resultam em miséria e até mesmo em tragédias. Ó que o Senhor venha usar de misericórdia com essa geração gananciosa!

 

Nenhum comentário: