sexta-feira, 13 de novembro de 2020

QUANDO DEUS ENDURECE O CORAÇÃO (2)

 

“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação” (Hebreus 3:15)

PECADORES DEVEM ESTAR ALERTADOS PARA O TEMPO DE DEUS: “Se hoje...”

        Devo agora entrar nos detalhes desta mensagem e resolutamente quero dizer que o tempo de Deus é ”hoje”, nunca amanhã. Foi essa a advertência Dele a Israel: “Se hoje ouvirdes a minha voz...”. Ao entregar Sua mensagem é de se esperar que os homens obedeçam rapidamente. Deixar para amanhã a decisão de se humilhar, inclinar os ouvidos para ouvir e obedecer ao comando de Deus é uma atitude de extremo perigo para a alma. Isso estava acontecendo com aqueles crentes que voltavam para os velhos e passados costumes judaicos, abandonando a graça de Deus.

        Outro detalhe é que as ordenanças de Deus estão escritas; o Senhor e Rei está falando. Quando Deus deu a ordem para Saul simplesmente destruir todos os Amalequitas, aquela ordem de Deus estava registrada (Deuteronômio 25:17-19), assim como a lei dada por Moisés tinha sido escrita. No trato com os homens Deus chega com misericórdia, Ele desce do trono para falar aos corações. Ouvir a palavra de Deus com indiferença é o mesmo que ouvir não querendo obedecer. Quando Deus se retira em Sua ira, significa que algo terrível foi deixado atrás. Quando Ele defendeu Moisés das críticas de Miriam, assim que saiu Miriam se viu leprosa (Números 12).

        É comum ver a atitude tão indiferente em relação à palavra de Deus em nossos dias. Muitos hoje querem manipular a voz de Deus; querem fazer com que Deus fale o que eles querem ouvir e pagam caro para ouvir. Mas, quão perigosa é essa atitude! Já vi muitos saindo de uma pregação com atitude raivosa, para ser visto mais tarde com mais ironia e desdém à verdade revelada. A bíblia não é meu livro, não foram pastores ou uma cúpula de teólogos que escreveram.

        A bíblia é Deus mesmo falando conosco, então é a voz de Deus, e sua voz é clara e distinta. Às vezes Deus fala diretamente ao coração de pessoas, mas na maior parte do tempo Deus fala usando homens que Ele mesmo chama para tal serviço. Aos que Ele mesmo chamou para a arte da pregação, ele entregou a eles Sua palavra. Foi assim com Seus profetas no Velho Testamento. Os falsos profetas facilmente eram reconhecidos, porque a mensagem deles era cheia de lisonjas e de agrado a todos. Normalmente os falsos profetas eram bem recebidos pela população rebelde e Jesus. Mas os profetas de Deus normalmente eram homens solitários e rejeitados, porque falavam aquilo que o povo não queria ouvir. Foi assim com Elias, Eliseu, Micaías e outros.

        As coisas não mudaram, mesmo que as circunstâncias sejam diferentes. O homem é o mesmo e em nossos dias vemos o quanto eles tratam a palavra de Deus com semelhante indiferença. Quando satanás quer que as coisas sejam diferentes no mundo, a tendência da multidão é querer fazer com que Deus aprove. Estamos vendo essas atitudes nas igrejas hoje, numa total manifestação de rebelião contra a verdade revelada. Mas isso é perigosíssimo para as pessoas. Deus ordena que homens e mulheres se arrependam. Essa ordem, bem como outras não devem ser postergadas. Elas são para já, caso contrário Deus mesmo endurecerá o coração. Aquele que hoje parecia ouvir com prazer, amanhã terá atitude diferente. Hoje estava na igreja, amanhã estará no mundo; hoje parecia uma ovelha que queria alimento, amanhã mostrará ser um bode; hoje estava cheio de fervor, amanhã estará cheio de amor pelo mundo; hoje regozijava com Jesus, amanhã se alegrará com os ímpios. Poderia dinamizar ainda mais o assunto, mas findarei esta página, na esperança de que algum coração seja tocado pela mensagem.

Nenhum comentário: