quinta-feira, 5 de novembro de 2020

LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ (10)

 

“Lembrai-vos da mulher de Ló” Lucas 17:32.

JULGAMENTO FINAL

        A mulher de Ló foi localizar-se exatamente no lugar onde Deus derramaria Sua ira. Veja como isso ocorre. Quando Deus retira Sua compaixão, imediatamente tudo no homem para de funcionar, em termos de percepção de perigo. Quando Deus empurra alguém para a zona de perigo, nada há mais que possa fazer por aquela pessoa e foi exatamente isso o que ocorreu com a mulher de Ló. Seu coração ficou dominado pelo ambiente; seu amor foi radicalmente entregue àquele sistema social; sua mente foi trabalhada pelos poderes das trevas, para que ela se tornasse uma só com aquele povo e suas emoções só via felicidade ali.

        Que sejamos alertados para tais perigos, porque a bíblia está cheia de ilustrações que mostram como Deus direciona pessoas para o ambiente onde Ele disparará Suas flechas de ardente ira. Coré, Datã e Abirão (Números 16) foram endurecidos de tal maneira pela ira de Deus, que mesmo sendo postos no lugar de perigo eterno, nada mexeu com seus sentimentos, a fim de correr dos perigos, por isso não escaparam do terror do terremoto que abriu a terra e os atirou vivos no abismo. Judas foi sendo empurrado com sua riqueza maldita até o lugar onde ele mesmo deu um ponto final em sua vã existência. Quando Deus enviou Isaías para falar com o povo de Jerusalém (Isaías 6), o Senhor mesmo declarou que a pregação do profeta não traria arrependimento, que eles não teriam olhos para ver nem ouvidos para ouvir. Devemos lembrar que a mensagem de Deus tem essa dupla função em mover corações para Deus e endurecer corações contra Deus.

        Voltando para a mulher de Ló, sabemos que ela foi arrastada fisicamente, mas não no coração quando os anjos chegaram e agiram como enviados da misericórdia de Deus em favor da família de Ló. Mas o que aconteceu com ela? Ela não queria sair dali, pois seu coração estava endurecido. Ela não acreditava no Deus do seu marido; ela nada tinha de temor, seu coração estava em Sodoma e ela era igual àqueles moradores dali. Que triste situação! Milhares agem assim hoje, porque mesmo vendo os perigos e sabendo das verdades eternas, muitos partem resolutamente para o mundo com seu sistema maligno. O que é este mundo? Não é exatamente igual a Sodoma e Gomorra? Não é o lugar preparado para a aplicação da ira de Deus? Os que estão endurecidos não querem obediência a Deus e sempre estão com sua agenda ocupada com os afazeres mundanos. Muitos morrem em atropelamento, morrem num baile, num passeio, na praia, sem perceber que Deus mira sua ira constantemente contra os que estão em franca rebelião contra o Filho.

        É claro que nem sempre acontece isso, mas Deus também dá cordas aos ímpios. Nem sempre homens e mulheres transitam por caminhos escorregadios, mas o momento chegará quando isso irá acontecer. A vida parecia bela em Sodoma e Gomorra; o dia era lindo e nenhum sinal de juízo. Mas não é assim com muitos que fogem para não escutar a voz da misericórdia de Deus? A vida tá boa, com amigos, dinheiro para gastar, passeios planejados e o curtir muita festa. Mas é assim que Deus pega muitos desprevenidos. Olha o que Ele fala para os moabitas em Jeremias 48:16: “Está prestes a vir a perdição de Moabe, e muito se apressa o seu mal”. A mulher de Ló não sabia que estava prestes a vir a sua perdição, por isso caminhou resolutamente para lá.

        Meu amigo, quero findar esta mensagem, mostrando que essa é a mensagem que nosso Senhor traz em Lucas 17:32. Será que você pode entender isso? Será que pode compreender que os dias são maus e que há necessidade de arrependimento, em face dos perigos que ameaça a sua vida? A mulher de Ló partiu para a eternidade de sofrimento e será assim com todos os que ousam desafiar Deus, vivendo em seus pecados.

Nenhum comentário: