quarta-feira, 11 de novembro de 2020

ENGORDANDO O CORPO, MAS EMAGRECENDO A ALMA (13 de 13)


“Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma”     (Salmo 106:15)

COMO DEUS EMAGRECE A ALMA.

        Deus emagrece a alma tirando sentimentos bons e permitindo que maus sentimentos controlem o viver da pessoa. Acontece o contrário daquilo que Ele faz na vida dos crentes, pois eles são santificados e aperfeiçoados em Cristo. No caso de pessoas que vivem desafiando a Deus, tentando a Ele com seus anseios por paixões e vaidades desta vida, Deus simplesmente tira o que resta de algumas coisas virtudes do homem natural. Por exemplo, faz parte da natureza de uma mãe ser bondosa para com os filhos, cuidar deles e protege-los. Ora, os animais agem assim. Vemos isso numa leoa, como ela está pronta a morrer pela vida de um filhote.

        Mas no caso dos homens e mulheres, Deus simplesmente permite que os tufões da iniquidade que vem ao mundo arranquem esses valores e no lugar as maldades tomem posse. Pasmem, mas o que não acontece no meio dos animais, pode ocorrer no meio dos homens. Nosso Senhor adverte que nos últimos dias as coisas funcionariam de modo inverso daquilo que é normal na natureza humana; que pais se levantariam contra os filhos e filhos contra os pais. Quando Deus emagrece a alma esses valores são basicamente extintos e uma mulher pode passar a ver seus filhos como se eles fossem obstáculos para sua vida de vaidade. Uma mulher que abandona seu marido, com certeza não dará proteção à sua filha quando trouxer um homem para dentro de sua casa e isso está ocorrendo em nossos dias.

        É comum que os homens casem e amem normalmente suas esposas e filhos; passem a trabalhar com zelo, a fim de trazer comida, proteção e conforto a toda família. Mas quando a vida começa a ser movida por desejos carnais, com sonhos por vaidades, eis que esses valores vão embora. Quantos casos temos de homens que abandonaram suas esposas e filhos pequenos, a fim de viver com outras mulheres, trazendo completa insegurança à sua família. Eu e minha esposa visitamos uma senhora com sua filha. Elas ficaram sozinhas, desamparadas na bela casa, com medo por causa de ladrões e elementos sórdidos.

        Poderia desenvolver esse assunto de forma mais dinâmica, mas serei bem breve em meus comentários acerca disso. Quando homens e mulheres querem engordar suas vidas aqui com essas paixões que têm chegado perante eles com tanta facilidade, eis que Deus permite que seja arrancado aquilo que a alma precisa em termos de segurança, valores morais e respeito. É comum ver mulheres que eram casadas, mas que abandonaram seus maridos, agora transformadas em prostitutas e banais. Elas perderam o respeito, a segurança e não mais possuem esses valores tão importantes que trazem segurança na vida aqui.

        Deus também tira as realidades da vida, permitindo que os valores fiquem distorcidos. Não há mais respeito, moral, educação, disciplina, pois tudo fica fora do seu lugar. Deus permite que as normalidades da vida não sejam mais aceitas como essenciais para o viver terreno, como tratar com respeito uma senhora, um homem de idade, respeito pelas autoridades e outras coisas tão benéficas à sociedade.

        Deus emagrece a alma ao fazer com que os sintomas de sofrimentos comecem a aparecer. Quando as pessoas torcem os valores elas ficam cegas e querem viver da euforia do presente momento, esquecendo que chegará o momento, quando os horrores da colheita começam a chegar.

        Temos a resposta no Deus de toda compaixão, o qual tem visitado pecadores assim e tem chamado essas almas ao arrependimento e à fé em Cristo Jesus para o perdão absoluto dos seus pecados.

Nenhum comentário: