terça-feira, 1 de dezembro de 2020

QUANDO DEUS ENDURECE O CORAÇÃO (9 de 10)


“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação” (Hebreus 3:15)

PECADORES DEVEM SER ADVERTIDOS DO MAIOR PERIGO QUE EXISTE: “...não endureçais os vossos corações

        Há um endurecimento oculto, mesmo em face de tantas maravilhas         reveladas. A nação de Israel experimentou esse endurecimento, mesmo ciente do Deus de Israel que tantas maravilhas fez. Foi assim também nos dias do Senhor Jesus na terra. Quantas obras o Senhor as realizou, mas aquele povo tinha seus olhos cegos e não se curvavam à compreensão da glória do Senhor; ao invés de humilhar, eles estavam aptos para assassinar o Filho de Deus. Os pecadores devem ser alertados quanto a essa terrível, em saber que o Deus de toda compaixão e pronto para salvar é o mesmo Deus que tranca definitivamente homens e mulheres em seus aposentos de orgulho.

        Nossos dias tão carregados de maldade e de mentiras religiosas podem ter os sinais claros de que Deus está endurecendo milhares de corações e isso é visto com homens e mulheres arrogantes e dispostos a andar com bem querem andar por caminhos tortuosos e com seus ouvidos tapados para não ouvir a verdade, conforme está escrito. Também, dentro das igrejas há claras manifestações de endurecimento contra a verdade. Não há qualquer disposição para lutar contra o mal e para uma definição firme e decisiva de vidas entregues ao Senhor para obedecê-Lo e amá-Lo. Posso assegurar também que não há ambientes onde o evangelho possa entrar para levar homens e mulheres ao arrependimento e isso é sinal de que os corações dos homens estão endurecidos e que Deus mesmo tem trancafiado tais pessoas, de tal maneira que elas não querem ouvir. Já lidei com isso em meu ministério, vendo pessoas que, diante da verdade acharam por bem fugir com medo, do que encarar com humildade a voz do evangelho. Poderia gastar tempo aqui tentando ilustrar experiências marcantes, de ver pessoas que pareciam crentes, mas que na realidade jamais se converteram. Elas foram descobertas pela Palavra de Deus e resolveram fugir.

        Também, podemos ver sinais de endurecimento na procura pelos confortos mundanos, enquanto a Bíblia é posta no esquecimento. O mundo de hoje chega até nossos corações com milhares de entretenimentos e é nesse ambiente de conforto e prazeres que muitos perdem qualquer sentimento por coisas espirituais, porque querem ocupar o tempo assentados à mesa deste mundo. Quando o mundo é mais desejável do que as maravilhas eternas achadas na Palavra de Deus, então é claro que tudo o que se refere à vida espiritual será motivo de canseira e desculpas. É incrível ver como as bocas transbordam de mentiras, ao usar de desculpas por não ir aos cultos ou ler a bíblia.

        Além disso, as ocupações materiais tiraram dos lares as responsabilidades das mulheres em cuidar dos seus lares e ensinar os filhos os retos caminhos do Senhor. Marido e mulher chegando cansados à noite, que prazer terão de reunir com os filhos, a fim ensinar os santos caminhos? Se meu coração não for nutrido da verdade durante a semana, que prazer terei de estar na casa de Deus com minha família, no dia do Senhor? A permanência num viver assim pode acarretar em dureza de coração e quando isso ocorre, eis que os passos serão dados à procura de um sistema religioso mais fácil. Os crentes devem estar alertados acerca dos perigos que envolvem o endurecimento dos seus corações. O mundo coloca seu fardo sobre nós, a fim de que sintamos canseiras e nada mais dedicaremos ao nosso Senhor. Precisamos encher nossos corações da verdade, porque assim, com liberdade marcharemos rumo ao céu, livres das intromissões deste mundo enganador e honrando nosso Mestre Amado.


Nenhum comentário: