segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

“CONFESSAR PERANTE OS HOMENS” (4)


“Eu lhes digo: Quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (LUCAS 12:8)

A CONFISSÃO É PERANTE OS HOMENS

        Amado irmão em Cristo, precisamos saber da amplitude de nossa confissão, onde ela chega. Que não tenhamos medo, que fujamos dessa investida religiosa de satanás nestes dias marcados pela ausência de convicção e de ortodoxia. Fujamos da diabólica arte da hipocrisia que se desponta especialmente na religião que se ausenta da verdade revelada. Ultimamente, tudo satanás está fazendo para imprimir nos homens essa religião que só é da aparência, na tentativa de encobrir a realidade dos corações endurecidos e embrutecidos dos homens. Os crentes foram chamados a essa confissão perante o mundo, em qualquer lugar que vivermos. Que não sejamos medrosos; que não intimidemos com as ameaças deste sistema iniquo e ímpio. Lembremos bem que muitos santos, antes de nós passaram por situações difíceis, muitos sofreram por amor de Cristo e nós estamos trilhando o mesmo caminho pelo qual eles passaram.

        Também, não podemos ignorar o fato que não podemos esconder nossas vidas. Se não formos úteis, para qual propósito estamos vivendo num mundo marcado para o juízo? Não podemos vestir uma capa de crente no domingo e retira-la para os outros dias da semana. Ser crente em Cristo é coisa do coração, e sendo assim o mundo verá. Quando Paulo voltou à Jerusalém, logo todos ficaram sabendo que algo aconteceu na vida daquele que antes odiava o Nazareno. O que ocorreu? Ele foi armado e voltou desarmado! Ele foi com uma turma e retornou sozinho! É triste, mas a verdade é que os chamados crentes ultimamente têm profunda inimidade com o mundo; em nada eles mostram que há uma distinção. Quando o povo chamado crente não é diferente do mundo, o resultado será trágico. É comum ver crentes hoje que não participam dos cultos de oração no meio da semana e quando vão à igreja no dia do Senhor, normalmente fazem isso uma vez, pois estão comprometidos com os mundanos em seu modo de viver.

        Também, por detrás dessa aparência mundana vemos a mão do diabo. É claro que quando a obediência a Deus é ignorada, eis que vão ignorar satanás com seus atos de enganar e seduzir. O mundo de hoje mostra as características de satanás, em sua arte de ser um grande líder religioso. Ele hoje mostra ser um incrível “anjo de luz”. Assim ele é simplesmente aceito até no meio evangélico. Mas quando o crente corajosamente confessa e não tem medo, ele se torna uma ameaça para satanás em seus planos. Satanás nunca tolerou os crentes de antigamente; ele sempre os perseguiu de uma forma ou de outra. Ele não agirá do mesmo modo hoje? Ele rodeou Jó, até achar uma abertura para perseguir e maltratar o santo do Senhor. Quando a igreja teve mais influência em sua confissão no mundo, sempre satanás se ocupou em persegui-la.

        Outra lição que devemos tirar no texto é que nossa confissão é algo desconhecido para o mundo. Esse pensamento, vontade e sentimentos entregues a Cristo é algo estranho para um sistema que só se ocupa com as coisas transitórias. Veja bem, não há nada de errado naquilo que o mundo ensina e que é bom para a vida aqui, mas o fato é que o mundo está marcado pelos seus propósito injustos e impiedosos em todos os aspectos da vida aqui. Por esse fato, um crente bem definido em sua confissão de fé, que ama a Cristo e que O obedece de coração é algo realmente que causa espanto para o mundo. Sempre foi assim e muitas vezes Deus faz com que tais crentes sejam poderosamente usados como bênçãos na sociedade, onde eles despontam em justiça, retidão, honestidade e competência.


Nenhum comentário: