terça-feira, 22 de dezembro de 2020

“CONFESSAR PERANTE OS HOMENS” (5)


“Eu lhes digo: Quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (LUCAS 12:8)

QUANDO A CONFISSÃO COMEÇA.

         Creio que é importante uma explicação sobre quando a confissão perante os homens tem seu início. É óbvio que isso não vem do homem, não procede de nossos corações corrompidos, porque desde nossa concepção já confessamos nosso amor e consagração ao pecado. Se for desfeito nossos laços de amizade com nosso orgulho próprio, melhor para nós na compreensão e prática da real confissão. Se não entendermos que a verdadeira confissão é uma obra de Deus em nós, por meio do Espírito Santo, certamente vacilaremos. Tudo começa com uma fé que confessa a salvação.

         Advogo esse fato com todo ardor, porque todo problema que ora enfrentamos no setor evangélico hoje é causado por uma defesa da fé humana. Estamos enfrentando o fato que muitos creram em Jesus com a fé natural, extraída do coração corrompido do homem no pecado. Já escrevi muito sobre isso e preciso reiterar o assunto continuamente. Se não for Deus operando no coração do homem é certo que a boca falará algo que não vem do coração, conforme diz Paulo: “Se em teu coração creres...” (Romanos 10:9). É por esse fato que estamos vendo um grande fracasso da fé evangélica em nossos dias, visto que há falta da genuína confissão.

         Tomemos esse fato com zelo, porque é na salvação do homem que dá-se o início da operante fé. O sistema evangélico, no afã de encher as igrejas tem procurado facilitar o acesso das pessoas. Livros e livros são publicados com novas ideias sobre o crescimento numérico da igreja e isso tem causado um esfriamento completo no que tange à vida pura e santa que esperamos do povo de Deus. Precisamos saber dessas verdades. Ora, eu sei da importância do crescimento da igreja, mas isso deve ocorrer com o poder de Deus e não com nossas manobras. A igreja primitiva crescia porque os pregadores eram homens submissos a Deus e cumpriam a missão de pregar a mensagem. Devemos saber que as épocas áureas de progresso do evangelho com o avivamento e conversão de milhares na história sempre ocorreu com Deus levantando homens santos para pregação.

         O que vemos hoje é triste, porque muitos que professam a vida cristã jamais foram salvos, porque têm medo de confessar. É fato que têm aqueles que são impulsionados pelas emoções e fanatismo e não pela fé bíblica. Não negociamos com isso. Queremos ver o que o evangelho faz, porque lidamos com a verdade. O evangelho vem iluminar a alma, ele realmente desnorteia o homem natural; o evangelho abala as estruturas montadas pelo pecado, desmancha tudo o que parecia ser verdade e proclama que era tudo mentira. Essa é a atuação da pura mensagem, porque ela invade a alma e faz a descoberta do homem no coração. Assim, quando o homem é salvo, na realidade ele é descoberto e confessa tudo. Não é exatamente isso o que Paulo diz em Romanos 10:9?: “Se com tua boca confessares...”. Ainda em 1 João 1:9 o apóstolo diz: “Se confessarmos os nossos pecados...”.

         Assim vemos o quanto isso é verdade, o quanto o evangelho faz o homem arrependido ser apresentado perante o Deus de misericórdia para sua salvação eterna. Se isso não ocorrer é óbvio que não haverá confissão. Quem não conheceu o temor do Senhor na salvação, como haverá de confessar o Senhor perante os homens? Ora, devemos saber dessas coisas; devemos entender que essa é a vida do crente como Deus deu início na vida dele e como tudo continua em santa, doce e contínua confissão diante dos homens.


Nenhum comentário: