quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

“CONFESSAR PERANTE OS HOMENS” (2)


“Eu lhes digo: Quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (LUCAS 12:8)

A CONFISSÃO É PERANTE OS HOMENS

        Tomo agora o texto e com as bênçãos da graça vamos juntos examinar o ensino que nosso Senhor nos traz. Vemos de imediato que nossa confissão é feita perante os homens. Não fomos chamados a viver segregados, como faziam alguns cristãos no passado, os quais achavam que o isolamento físico era a única forma de manter fiel a Deus em santidade. Nós somos lâmpadas acesas para brilhar neste mundo, como nosso Senhor diz em Mateus 5: “Vós sois a luz do mundo...” Tendo isso em vista é óbvio que devemos estar expostos para mostrar em nossa confissão, que de fato somos diferentes. Apesar de salvos e habitantes do lar celestial, devemos saber que habitamos no mundo e participamos da sociedade aqui como cidadãos que têm os mesmos problemas, direitos e necessidades que os outros têm.

        Vemos em Cristo nosso modelo, porque Ele não se afastou, mas sim penetrou na sociedade judaica com sua confissão bem definida e foi assim até à cruz. A conversão nos tira da morte para a vida, a fim de que entremos com a vida no meio dos mortos. Após sua conversão, um novo Saulo de Tarso entrou na sociedade religiosa de Jerusalém, assustando a todos que o conheceram, vendo um homem com uma confissão sincera e consistente. O que nosso Senhor ensina no aos discípulos no texto de Lucas 12 é exatamente isso, para que eles carreguem consigo a coragem e disposição de manifestar o que eles eram no coração, sem qualquer atitude de medo, caso contrário estariam envolvidos na mesma hipocrisia dos fariseus.

        Também, nossa confissão trata-se de um relacionamento que temos com alguém que é invisível. O que não é possível para o mundo, para o crente é coisa normal, pois ele vê o invisível. Foi isso que fortaleceu os apóstolos no poder do Espírito Santo, a fim de expor a glória do Cristo ressuscitado perante o perplexo auditório de Jerusalém. É claro que, ao falar disso estou referindo a atividade da fé e a fé cristã lida com a autoridade suprema do livro de Deus. A nossa confissão só será firme e definida se revestirmos da verdade que nos foi entregue. Se gastarmos tempo com as mentiras deste mundo, certamente estaremos aptos para negar nosso Senhor, por faltar luz em nosso ser.

        Que todos os crentes saibam que estamos no meio de uma sociedade corrompida. Nossa confissão vem “salgar” o ambiente, vem trazer temor a todos e vem dizer que Deus está presente, trazendo luz e misericórdia. Mas também devemos saber o quanto os homens mundanos odeiam Cristo com toda força, que Satanás age por meio deles, a morte intimida por meio deles e mundo seduz por meio deles. O mundo não tem qualquer calma, porque não há calma e paz nos homens. Eles estão sempre proferindo a confissão que têm em seus corações. O viver do crente se esbarra diante do viver do incrédulo. Um irá derrotar o outro. Se Jó não tivesse a firme convicção que lhe fora dada na graça de Deus, certamente estaria abalado ante a incredulidade da sua esposa. Precisamos de rocha debaixo dos pés quando tudo abaixo de nós se desmorona. Estamos no mundo para ficarmos em pé quando os homens estão tombando à direita e à esquerda.

        Todo meu esforço em minhas mensagens no blog, na igreja, no facebook e no youtube tem como meta inundar os crentes de coragem e de santa disposição para confessar sua fé num mundo mergulhado em maldades e perigosas mentiras.


Nenhum comentário: