terça-feira, 22 de dezembro de 2020

“NEGAR A CRISTO DIANTE DOS HOMENS” (7)


“Mas, o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus” (Lucas 12:9)

CAMINHOS CERTOS PARA NEGAR A CRISTO

        Quando o coração fica endurecido por não tratar com pecados conhecidos (Prov. 28:13) é o percurso certo para negar a Cristo. Tenho lidado com pessoas assim, as quais sabendo da necessidade de sincera confissão, numa disposição de abandonar a maldade confessa, mesmo assim cobre tudo com o “tapete” do silêncio. Certamente tais pessoas vão negar o Senhor. Não há como sustentar ser um autêntico crente quando estiver em conluio com a maldade. Uma alma que conheceu arrependimento na conversão, certamente há de conhecer arrependimento dia após dia. O crente sincero não consegue andar carregando um pecado secreto no íntimo, achando que poderá passar ileso. Se for um crente, não demora em que ele receba os acertos com seu Pai celestial. A vida está boa, indo na excelência da prosperidade terrena? Nada disso traz o significado da real bênção no viver de um crente. A santidade do crente está intimamente ligada à sua salvação, pois não há como separar.  

        Tenho observado como pessoas aliadas a um determinado pecado, logo procuram um meio mais fácil de trilhar a vida cristã. Mas como fazer isso? Mas logo percebe-se como a vida vai se corroendo por dentro. Davi falou isso no Salmo 32, quando ele passou por aquele período de silenciar o pecado no íntimo, em como aquilo se tornou um sofrimento. É impossível confessar Cristo perante os homens se os lábios estiverem contaminados e as mãos sujas. Todo o vigor de um autêntico crente no viver, certamente vai desaparecendo e o amor pelas coisas terrenas ocupam o lugar na vida. Aliás, o cristianismo moderno, tão aliado ao febril humanismo tem produzido elementos assim, os quais jamais viram seus caminhos tortuosos atrás de si e tentam arrumar um viver à frente. É impossível. Já lidei com pessoas que saíram da nossa igreja porque ficaram com raiva pelo modo como foi tratada a maldade em suas vidas. Por essa razão saíram e buscaram outra igreja. Mas a maldade não confessada e abandonada pelo temor ao Senhor logo irá brotar como câncer em outras partes da vida.

        Também, quero frisar que, quando há ausência de humildade e uma confiança em sua capacidade própria, será impossível evitar o negar a Cristo. A confiança em sua própria capacidade tem causado a destruição de muitos hoje. Pedro confiava em si mesmo até que foi surpreendido. Tenho lidado com muitos que mostram aquele excesso de autoconfiança, e acham que serão crentes fortes. Muitos que fazem uma confissão após um culto de consagração, logo veem que aquelas emoções dissipam como a neblina. Muitos são crentes sinceros, mas que desconhecem o terror da natureza carnal. Qualquer aliança que fizermos em melhorar nossa vida perante Deus estará fadada ao fracasso, quando é feita na força da carne, especialmente movida pelas emoções.

        Se a graça não nos tomar em nossas santas confissões de fraqueza e medo de andar sozinhos neste mundo, certamente nos veremos diante das seduções e atrações da carne e do mundo. A graça toma posse de nossa vida quando lançamos fora todo nosso orgulho e atitude de viver independente de Deus. É o poder da impressionante força da graça que faz o crente ser forte, caso contrário tombaremos diante das investidas de satanás, usando o mundo e suas atrações. Nós aprenderemos muito, se ouvirmos os santos do passado. Eles tinham consciência da realidade dos perigos que envolviam suas vidas, e vemos isso narrado em alguns hinos: “Sê tu meu guia, Cristo, estou medroso pra andar sozinho pela escuridão”.


Nenhum comentário: