terça-feira, 15 de dezembro de 2020

“CONFESSAR PERANTE OS HOMENS” (1)

 

“Eu lhes digo: Quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (LUCAS 12:8)

 INTRODUÇÃO:     

        Estou certo que estamos perante um texto bem desafiador à nossa fé. Na primeira parte dessa capítulo 12 de Lucas o Senhor ensina aos Seus discípulos sobre o perigo do fermento dos fariseus. Ele usa o termo “fermento”, porque foi usado muito nas instruções que regiam os cultos no tabernáculo e no templo do Velho Testamento. Mas no texto o Senhor fala do mais perigoso fermento – a hipocrisia vista nos fariseus. A razão é que basta um pouco de hipocrisia e fará com que a massa cresça, mas na ilusão de crescimento. É que o fermento faz isso mesmo. Você não vê o fermento, pois está impregnado na massa do pão. Assim é a hipocrisia, porque você não a vê; vemos a crescimento por fora e ficamos impressionados com a aparência. Era assim que agiam os fariseus, por fora espirituais, simpáticos, mas por dentro perigosos.

        Nosso Senhor usa o termo “fermento” para ilustrar a hipocrisia, mas também chama a atenção dos discípulos, por causa dessa contaminação perigosa e letal, a qual aparece especialmente perante os homens. Nós os servos do Senhor estamos sujeitos a cair na armadilha de negar a Cristo perante os homens e isso é o claro sinal de que fomos contaminados pelo fermento da hipocrisia. Na igreja, nos cânticos, na comunhão cristã somos espirituais, mas diante dos homens, com medo muitas vezes negamos o Senhor. O cristianismo atual tem mostrado que há mais fermento na massa do que a realidade de corações sinceros. Lembremos bem que estamos vivendo, trabalhando, passeando e desfrutando do mundo naquilo que precisamos. Nós estamos no meio dos crentes? Sim. Mas também estamos no meio de homens e mulheres que não temem a Deus. Estamos cercados de elementos que são religiosos por fora, mas por dentro são filhos das trevas e amantes de todo tipo de iniquidade.

        Diante desses fatos, devemos saber que passamos por momentos, quando devemos confessar nossa fé e não esconder. Nosso Senhor, vezes após vezes confrontou maus elementos com a verdade, sob o perigo da morte. Profetas de Deus tiveram que falar em momentos que parecia que estavam em terrenos minados. O mundo é assim. Um João Batista foi preso porque simplesmente condenar a vida ímpia e adúltera de Herodes e teve sua cabeça arrancada. Nem sempre ocorrerá fatos semelhantes, mas o que quero dizer que estamos diante da necessidade de confessar nossa fé e não esmorecer diante dos perigos.

        Não precisamos ter medo. Milhares de irmãos em Cristo, pessoas iguais a nós enfrentaram situações e até mesmo a morte por causa da confissão da sua fé. O movimento evangélico moderno parece que criou um caminho fácil para que os crentes se harmonizem com o mundo e silenciem, negando a fé. Pedro se posicionou longe do Senhor, se ocultou com medo no meio dos incrédulos, mas logo foi descoberto e chamado a declarar quem ele era. No texto de Lucas 12 nosso Senhor nos instrui a confessar perante os homens, sem qualquer receio. Eu e você somos susceptíveis ao erro, mas agora é o momento para que venhamos a encher de coragem e de sincera confiança naquele que diante dos homens, diante de Pôncio Pilatos, e diante do mundo representado perante a cruz fez Sua sincera confissão.

        O poder para confessar vem Dele, a fraqueza de negá-Lo vem de nós. Que sejamos habilitados nessa santa confiança a ir além no poder da graça, santificando a Cristo como Senhor em nossos corações.

Nenhum comentário: