quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

“NEGAR A CRISTO DIANTE DOS HOMENS” (2)


“Mas, o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus” (Lucas 12:9)

NEGANDO A ELE AO REJEITAR-LHE OBEDIÊNCIA PARA A SALVAÇÃO:       

        Tomemos João 3:36“...mas o que permanece rebelde contra o Filho...”, porque, se confessar é o caminho para o pecador, então não confessar é negar a Cristo. Rejeitar a tão grande salvação em Cristo é negar Aquele que o Pai enviou ao mundo para salvar. Tem algo mais terrível do que isso? É claro que por natureza, desde seu nascimento não se espera que o homem queira Cristo, mas todos devem saber que dizer “não” para a mensagem santa do amor enviado do céu para a salvação eterna é a decisão que o homem tomou para sua destruição que fatalmente virá.

        Ó, como podemos expor essa verdade com mais veemência? Tem uma atitude mais dramática e mais louca do homem do que estar no pecado? Habitar no pecado é habitar nas trevas e como viver assim? Mas é exatamente nessa condição que vive o homem em sua louca e breve jornada pelo mundo. O que é viver no pecado? É viver na escuridão e ter prazer pelas trevas. Olhemos o povo de Jericó, como se armou para enfrentar o exército de Israel. Eles não tinham medo do povo Israelita, mas sim do Deus de Israel e em sua loucura acharam que podia se esconder e vencer. O próprio pecado mantém o homem em impressionante loucura, porque no íntimo ele compara Deus com seus ídolos. Essa foi a atitude dos filisteus quando tomaram a Arca da aliança nos dias de Samuel o profeta. Compararam a Arca da Aliança com sua divindade e quase foram todos massacrados, não fosse a compaixão de Deus.

        Nas trevas o homem no pecado pensa em Deus do modo natural. Ele não pode se mover no terreno da sabedoria, dada aos homens salvos pelo Espírito Santo. Como os homens no pecado aprenderão sobre a grandeza do todo-poderoso? Os judeus com suas mentes entenebrecidas tiveram a audácia de querer apedrejar o Senhor da glória. A luz da glória de Cristo brilhou perante seus olhos e eles se afastavam, querendo se manter nas trevas. Eles estavam no íntimo dizendo que preferiam que Jesus ficasse distante. O homem sem Deus precisa da luz de Deus para conhecer quem é o Deus da bíblia. Deus não tem qualquer prazer pela luz da ciência deste mundo. Quanto mais os homens se compenetram no conhecimento que o mundo dá, mais mergulhado em trevas estarão. É na luz de Deus que conhecemos a verdadeira luz.

        Também, o homem negará a Cristo, mesmo que mentalmente conheça muitas verdades bíblicas. A luz da glória deve brilhar no santuário da alma, caso contrário o homem dirá algo por fora, mas por dentro nutrirá seu contínuo prazer pelo mal. Ao lidar com a salvação do homem, Deus operará segundo o sistema da salvação divina. Sem a presença do Espírito Santo no íntimo o homem no pecado jamais conseguirá compreender a verdade no coração. Balaão sabia muito sobre Deus, mas nada disso lhe afastou dos seus anseios loucos pelo amor às riquezas. Se Cristo não habitou no coração, certamente o mais douto em conhecimento teológico irá negá-Lo.

        O mundo “evangélico” moderno tem mostrado essa triste verdade. Já lidei com pessoas incrivelmente hábeis no conhecimento teológico, mas que por fora negavam o Senhor no viver. O mundo com suas paixões e soberba chega rapidamente para desafiar a fé e logo há de revelar os fieis e os infiéis. São muitos os que vivem, tendo muita luz por fora, mas por dentro  suas almas continuam em trevas. É Deus quem opera isso, pois é totalmente Dele essa tão poderosa obra de salvar os pecadores.


Nenhum comentário: