quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

“CONFESSAR PERANTE OS HOMENS” (3)


“Eu lhes digo: Quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (LUCAS 12:8)

A CONFISSÃO É PERANTE OS HOMENS

        Devemos saber que toda estrutura do crente é como que abalada diante da multidão que lhe cerca. Muitos se enganam ao pensar que é fácil ser crente. Muitos começam com festa, mas terminam em tristeza e decepção, porque o mundo está aí perante nós, em todos os aspectos para testar se somos ou não somos crentes mesmos. A fé cristã no mundo é posta no fogo imediatamente e o mundo é a fornalha que vem para mostrar se nossa fé é feita do ouro puro. Uma mulher casada que se torna crente, logo poderá ser abalada na companhia de um homem incrédulo, o qual não aceita que ela seja uma pessoa crente, tudo porque ela ficou diferente e não mais participa do seu sistema de vida mundano.

        Os discípulos do Senhor foram postos em grande prova e pelo poder do Espírito Santo foram aprovados. A confissão dos salvos não aparece meramente de forma verbal, mas sim numa postura inflexível diante das injustiças, maldades e atitudes ímpias dos mundanos. Muitas vezes ficamos sozinhos, e sentimos o fato que é mais fácil confessar quando temos alguém mais conosco. Mas nem sempre estamos na igreja, juntamente com outros da mesma fé. Quando saímos do culto, somos como sal que Deus espalha pela sociedade. Ali está a irmã Joana em seu lar, a Maria na escola, o José na faculdade, ou o Antônio no emprego e todos foram postos para viver na santa confissão que pertencem a Cristo. Se falharmos, seremos levados pelo sistema hipócrita deste mundo e assim negaremos nosso Senhor. Todos os crentes em Cristo devem ser encorajados a essa confissão. A igreja é o mais excelente lugar, onde podemos entusiasmar uns aos outros, ouvindo os testemunhos daquilo que Deus tem feito e orando uns pelos outros para sairmos e enfrentarmos as lutas lá fora com graça e coragem da fé cristã.

        Nós os crentes fomos chamados a expor essa confissão, sem medo. Muitos nos dias do Senhor Jesus na terra ficaram impressionados com os sinais e milagres do Filho, reconheceram que Ele, de fato era Deus, mas na hora difícil tinham medo de confessar. Os crentes têm algo a dizer ao mundo com suas vidas e eles não podem falhar nisso. Nosso Senhor mostra no texto que não devemos ter medo dos homens e ao falar sobre isso Ele está dizendo que não é fácil e que vamos encontrar tremendos obstáculos e perseguição da parte dos homens, porque eles odeiam o Senhor, por isso os crentes seriam odiados. A história mostra a coragem que muitos santos tiveram ao enfrentar perigos terríveis da parte dos homens, mas que eles foram ousados e permaneceram firmes, mesmo na hora da morte.

        Outra verdade é que não há como esconder nossa confissão. Mesmo Pedro negando o Senhor três vezes, ainda assim a criada disse que o seu sotaque lhe condenava. Não adianta esconder, pois todos ficarão sabendo que somos crentes. Pedro, após ter visto seu fracasso chorou amargamente. Os salvos num mundo cheio de corrupção, imoralidades, e iniquidades das mais diversas formas não conseguem escapar. Confessemos ao Senhor nossa incapacidade, orgulho e indignidade, para que não imitemos o mundo com suas obras das trevas. A glória de Cristo está em nosso viver e nosso testemunho de uma fé firme, para que o mundo reconheça que Cristo veio homens para serem tirados da condenação e tornarem pela graça habitantes do reino celestial.


Nenhum comentário: