quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

RIQUEZAS OU JUSTIÇA? (8 de 9)


“As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte” (Provérbios 11:4)
ESCAPANDO DA MORTE ETERNA PELA JUSTIÇA.
        Como o homem pode escapar da morte eterna? As riquezas poderão estender suas mãos para livrá-lo naquele dia fatídico? Essa divindade que ocupa corações de milhares neste mundo tem provado o quanto atirou e está atirando milhares na miséria eterna. Seu trabalho é de lançar ilusão aos corações e erigir muralhas de orgulho. Enquanto tudo ao derredor parece bonito e favorável, eis que homens se lançam pelo caminho perigoso para curtir a vida, até que pisam em terreno escorregadio. Não me esqueço de que vindo de viagem com minha família, eis que tudo ia bem, até que passei por um lugar na rodovia onde havia óleo diesel. De repente o carro começou a deslizar e foi por pouco que não ocorreu um acidente. Tomo essa experiência apenas para ilustrar os perigos que envolvem as almas daqueles que transitam neste mundo confiando em suas riquezas, porque logo vão deparar com lugares perigosos nos quais escorregarão, conforme o ensino do Salmo 73.
        Mas o texto mostra que a única esperança para que homens e mulheres escapem para sempre da morte eterna está na justiça: “...mas a justiça livra da morte”. O que significa isso? Para Deus ninguém pode escapar da punição eterna que aguarda o culpado, se não houver justiça. Para Deus homens e mulheres estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23), porque o pecado lhes tornou injustos. Para Deus o caminho do homem é tortuoso, porque devido ao pecado suas almas estão tortuosas lá dentro (Habacuque 2:4). Para Deus toda atividade religiosa e que aos olhos dos homens parece bondosa e digna da apreciação de Deus, não passa de trajes imundos (Isaías 64:6). Então, quão inútil é depositar sua confiança naquilo que parece dar segurança aqui! Homens e mulheres são chamados de injustos e Deus afirma que “os injustos não herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6:9).
        Vamos de forma inteligente avaliar a situação à luz das Escrituras sagradas. A verdade é que a divindade mais procurada para conceder aos homens alívio, esperança, sucesso e confiança aqui é a riqueza. Os outros ídolos vêm para servir a essa imagem gravada nos corações, por isso Paulo exorta aos crentes ricos para que eles não ponham a confiança nas riquezas terrenas. Veja bem, não estou mostrando as riquezas externas, mas sim a divindade alojada no coração de ricos e pobres neste mundo. A riqueza faz com que todos ponham seus olhos nas vaidades, para que ambicionem possessões aqui. Note bem, não estou contra os que querem trabalhar para adquirir seus bens e viver de modo digno aqui. Não estou tratando disso. Estou referindo à divindade posta pelo pecado no coração, a qual leva homens e mulheres ao abismo diariamente.
        Sendo assim, onde está nossa esperança? Na justiça. Mas, qual justiça? Muitos começam a mostrar que têm sido justos aqui; que pagam suas contas honestamente; que cuidam bem de suas famílias e que até mesmo contribuem para o bem da sua religião, etc. Mas o fato é que mesmo fazendo tudo isso, seus corações estão tortos, imundos e servindo foco de idolatria. Onde Cristo não habita para limpar e purificar pelo seu sangue, eis que ali é habitação do pecado. Por fora homens e mulheres podem parecer justos e aceitáveis aos olhos dos homens, mas por dentro é certo que aos olhos de Deus são culpados e merecedores da ira vingativa de Deus.
        Creio que estou sendo claro. Não estou referindo a justiça do homem, mas sim a justiça perfeita que Deus requer. Deus requer trajes brancos de justiça e se não houver isso, eis que ele considera tudo imundície.

       







Nenhum comentário: