quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

FIRMADO NA FIDELIDADE DE DEUS (7)

“Eu, porém, olharei  no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” (Miquéias 7:7)
A CORRUPÇÃO SOCIAL (versos 1-6)
        Diante de tanta maldade vista na sociedade, eis que se não houver uma intervenção misericordiosa de Deus, então é fato que o clima irá esquentar acelerando a desconfiança total. Onde reina a corrupção, eis que o amor e respeito mútuo são anulados. O alvo do diabo é tirar do ambiente toda e qualquer confiança que deve haver na sociedade. No texto vemos como Miquéias mostra como os resultados da corrupção arruinou a sociedade de tal maneira, que não há como confiar em mais ninguém. Estamos presenciando isso em nossos dias, pois não podemos achar qualquer pessoa digna de nosso respeito, em quem podemos passar nossos problemas e intimidades.
        Parece impossível que tais coisas venham a acontecer, mas nem sequer imaginamos o quanto a corrupção gerada pelo pecado pode envolver a sociedade em todos os aspectos. Mas a palavra de Deus vem trazer tudo isso à lume. Miquéias mostra isso no texto em pauta, pois vemos como o ambiente se torna indigno de qualquer confiança. Por exemplo, ele mostra como a corrupção pode envolver as amizades: “Não creiais no amigo...”. Ora, queremos ter amigos e eles constituem pessoas de grande importância para nós. Às vezes os amigos são, de fato mais chegados que um irmão. Mas todo esse contexto de confiança, alegria e amizade de coração desaparecem quando a maldade prevalece. Em nossos dias vemos isso acontecendo, pois o que vemos é homens armando ciladas contra seu próprio amigo. Aqui em Ribeirão Preto um homem indignado porque seu amigo lhe traiu a confiança deitando com sua esposa, não hesitou em ir ao seu local de trabalho para matá-lo, e o fez com prazer.
       É claro que não podemos generalizar tudo, porque ainda existem os verdadeiros amigos. Mas o que ocorre hoje é que ficou muito difícil lançar a confiança em alguém, porque os amigos são buscados entre os que promovem a maldade, justamente porque as pessoas querem sentir que não estão sozinhos em suas práticas. Mas os perversos não podem confiar noutro perverso. Até mesmo dentro das igrejas a tendência é desconfiar de todos, porque não são raros os que realmente temem ao Senhor.
          Mas o perigo envolve até mesmo alianças: “Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro...”. Que situação triste! As notícias mostram o quanto existe de traição em nossos dias. Há casos em que mulheres não somente traem seus maridos, como também promovem mata-lo. O adúltero normalmente é um assassino, assim como Davi foi depois de adulterar com Bate-Seba mandou matar seu marido Urias. Esse ambiente de malícia e maldade prevalece em nossos dias. Homens com boa intenção casam porque querem ter uma família, mas logo se veem desolados com a perda de sua família, e as mulheres não raro, precisam enfrentar o fato que ficaram desamparadas para criar seus filhos sozinhas.  Muitos pais, já idosos são abandonados pelos seus filhos, porque é nesse ambiente do mal que a maldade prevalece e assim ninguém pode confiar em ninguém.
            O que podemos fazer diante disso? Muitos não sabem mais em quem confiar,  porque por todo lado o que vemos é indignação, revolta, tristeza e amargura. Nessa situação faltam homens e mulheres que, não obstante essa grave situação, estão firmes em sua confiança em Deus, o Deus da Bíblia.

Nenhum comentário: