segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

RIQUEZAS OU JUSTIÇA? (2)


“As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte” (Provérbios 11:4)
    INTRODUÇÃO:  
        Eis-me aqui novamente envolvido com o assunto que trata de prosperidade. Novamente reafirmo aqui a importância de tratar sobre isso, porque eu sei o quanto milhares têm sido iludido no coração com promessas vãs de que Deus há de abençoar as finanças, os negócios, as famílias e outras coisas que envolvem a vida aqui. Basta uma observação superficial para que vejamos o quanto a bíblia trata disso com toda franqueza, mas do ponto de vista de Deus, porque é ele mesmo quem fala.
        Mas eu creio que posso tomar esse verso em Provérbios, pois é de grande utilidade para nós todos. Eu sei que posso estar sendo mal compreendido; que não creio nas bênçãos de Deus trazendo prosperidade aos homens. Sei que ele faz isso quando ele quer e do modo dele. Creio que ele é o dono absoluto de todas as coisas; creio que ele, somente ele tem o direito de conceder riquezas aos homens, como também tem todo direito de tomá-las da forma como ele bem quiser, conforme Jó mesmo afirmou na triste experiência que ele teve (Jó 1). Creio também que ele supre as necessidades, abre portas de emprego e demonstra sua imensa bondade para com todos os homens. Seu reino é um reino de prosperidade e nada falta para ninguém.
        Por outro lado, nosso Senhor adverte aos homens do letal perigo de estar envolvido no coração com o amor às riquezas. Paulo afirma em 1 Timóteo que o amor ao dinheiro que é a raiz de toda espécie de males. Também nosso Senhor ensina aos seus discípulos em Lucas 6, para que eles pudessem por sua confiança no reino de Deus e não na preocupação com esta vida presente. Nosso Senhor dá lições de impressionante sabedoria. Quão maravilhoso é nosso Senhor, pois ao nos dar sua Palavra, ele mostra o quanto nos adverte e nos chama para si, a fim de nos livrar de todo mal que ameaça a alma de homens e mulheres neste mundo.
        Percebemos em Provérbios o quanto o Espírito de Deus encheu esse livro com essas lições; como os homens são advertidos do perigo de tomar esse caminho e buscar com diligência a humilde atitude de temer a Deus e fugir do mal. Ele nos mostra que o quanto o amor às riquezas nos empurra para outras paixões perversas. Então, quero tomar o verso acima para mostrar a todos o quanto a riqueza pode ser de extremo perigo e o quanto Deus tem trazido sua justiça para nos livrar desse perigo. Foi essa verdade que nosso Senhor quis passar para aquele homem rico, o qual foi ao encontro do Senhor querendo saber o que fazia para herdar a vida eterna (Lucas 18).
        Nosso Senhor não tirou as riquezas de Zaqueu, mas ao dar-lhe um novo coração, eis que a atitude daquele homem mudou e seu caminho agora era um novo caminho (Lucas 19:1-10). A ênfase maior de Deus em todos os seus ensinos nas Escrituras é que os homens conheçam o caminho da justiça e não da prosperidade material. Noutras palavras, ele está afirmando que o caminho da justiça é o caminho que os homens encontram o verdadeiro tesouro aqui e na eternidade. Quando buscamos as riquezas e não a justiça, eis que elas se tornam um peso amargo no viver e quando a morte chega elas revelam o quão ineficazes foram em nossas vidas. Mas quando os homens buscam a justiça, eis que são envolvidos com o verdadeiro sentido de riquezas, e na sua morte eis que eles perceberão o quanto a justiça é o tesouro que lhes levará para cima.
        Almejo sim caminhar por essa vereda de bênçãos com todos quantos querem conhecer o verdadeiro significado de ser justo, conforme o padrão de Deus. Quando a vida toma essa direção, tudo aqui brilha com fascinante glória e utilidade.
                 


Nenhum comentário: