quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA (11)

 
“Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?...” MATEUS 16
PERIGOS RELACIONADOS AOS CRENTES.
        Que o Senhor me conceda graça, a fim de mostrar aos crentes que os perigos mundanos nos cercam constantemente, a fim de nos levar à perda da nossa alma, conforme Pedro diz: “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma” (1 Pedro 2:11). Notemos bem como Pedro esclarece essa verdade nesse verso; vejamos o quanto as paixões desta vida passageira são fortes para deixar nossas almas desnutridas e incapacitadas para a guerra santa. Por essa razão devo insistir aqui para que os crentes sejam prudentes e que venham a desviar das maldades e ciladas preparadas pelo maligno.
        Outro detalhe é que muitos são os crentes que trouxeram consigo as forças da carne que lhes     dominaram no viver mundano, mas que agora querem sufocar a vida espiritual. Alguns crentes foram arrancados do  poço da perdição; muitos estavam presos em trevas e aflições, conforme descreve o Salmo 107, por essa razão a vida cristã terá muitos desafios pela frente. Alguns cambaleiam, tendem a voltar para o mundo. Muitos se enfraquecem e cedem as pressões dos desejos carnais. Realmente não é nada fácil lidar com fortes desejos que dominaram a vida de muitos que agora são genuínos crentes. Será que é fácil? Será que a vida cristã será sem lutas e guerras na jornada rumo ao céu? Claro que não! Satanás é um profundo conhecedor da nossa vida, quando estávamos escravizados no pecado.
        Sendo assim, requer que os crentes sejam ainda mais cautelosos, que sejam dedicados à oração, que venham a encher suas mentes com a pureza da palavra de Deus. Não há momento de tréguas na luta contra o mal. Todos os pontos fracos da nossa vida serão alvos das flechas do inimigo. Os santos devem fazer o que Noé fez com a arca, pois passou betume onde havia sinais de buracos, a fim de que não entrasse agua. Nós devemos betumar os lugares fragilizados da nossa vida, para que as maldades deste mundo não venham a entrar ali.
        Mas a exortação deve também ser dirigida aos crentes que parecem ser fortes e mais disciplinados. Satanás também tem suas armas preparadas para aqueles que confiam em si mesmos. Muitos acreditam que são fortes e que não cairão em ciladas onde muitos escorregam. Não houve um homem tão forte na fé como o rei Davi, mas quando ficou cercado por fortes desejos sexuais, eis que mostrou o quanto não passava de um verme, pronto a ser esmagado pelas forças do mal. Muitos não percebem que podem cair nas ciladas do amor ao dinheiro, ao conforto; muitos não percebem que vão se desviando aos poucos.
         Muitos ficam tão ocupados com serviço, família e outras atividades normais da vida e não têm tempo com a palavra de Deus nem com oração particular. Por essa razão muitos caem e se afastam do Senhor, porque ganharam o mundo, mas perderam suas almas. Elas ficaram desligadas do céu, da comunhão com Deus. Por essa razão ficam fracos e incapazes de agir como devem agir na força da graça.

Nenhum comentário: