quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A FÉ FIRMADA NA FIDELIDADE DE DEUS (8)

 
“Eu, porém, olharei  no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” (Miquéias 7:7)
A CORRUPÇÃO SOCIAL (versos 1-6)
        Em Miqueias vemos como a situação social e política vai se tornando cada vez perigosa à medida que a corrupção vai gangrenando tudo por dentro. O poder do pecado é destruidor, e caso não haja uma intervenção misericordiosa de Deus, eis que a situação vai se tornando cada vez mais insustentável. Foi assim nos dias do rei Uzias e está acontecendo em nossos dias, chegando ao tope da maldade. Miquéias mostra como numa situação dessa os verdadeiros valores morais vão desaparecendo gradativamente; a paz vai sendo retirada paulatinamente da face da terra; homens e mulheres vão perdendo o caráter, assim como um botão de rosas vai perdendo facilmente suas pétalas, restando apenas um galho com espinhos.
          Mas, Miquéias vai ainda mais longe, a fim de mostrar o quanto a corrupção encontra lugar até mesmo nas intimidades, porque quando os homens vão perdendo o caráter e suas consciências começam a ficar cauterizadas, então, não há como confiar em ninguém. Note bem o que ele diz: “Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito” (verso 5). O que ele quer transmitir é que até mesmo a pessoa com quem convive dia a dia, a esposa não é confiável. Imaginemos isso, pois chega ao ponto que nem mesmo dentro de nossas casas não há como falar de coisas excelentes, de coisas boas.
          Experimentamos esses revezes em nossos dias de forma alucinante. Nosso Senhor estava referindo ao livro de Miquéias quando disse que não veio trazer paz à terra. Ele afirmou que os convertidos não encontrariam apoio em suas famílias. Tenho lidado com convertidos, os quais têm encontrado motivos de sofrimento em seus lares. A razão é que a situação em nossos é tão grave no aspecto moral, que alguém espiritual passa a ser estorvo no viver. O fato é que a justiça de Cristo no crente brilha como sol refulgente e as trevas não podem suportá-la. A reação aparece com ameaças de separação e até morte.
           O que podemos fazer diante de uma situação tão alarmante? Muitos sucumbem na fé e voltam atrás, porque não conseguem suportar a pressão que é grande; muitos desistem no caminho e não estão dispostos a enfrentar a inimizade, hostilidade e solidão. Quem quer seguir a Cristo  hão de enfrentar nestes dias essa oposição ferrenha deste mundo, por causa da corrupção moral e religiosa. As igrejas que mais prosperam são as que silenciam; são as que evitam tratar do pecado, conforme as Escrituras lidam. Conheci muitos que abandonaram a fé, recuaram e jamais quiseram voltar. Esses são os que não tiveram seus corações renovados pela graça, a fé deles estava firmada em homens e não no Senhor.
            O que carecemos no momento é de homens e mulheres que não recuam; necessitamos de crentes verdadeiros, que estão prontos a pagar o preço, a fim de agradar a Deus. Não é fácil seguir o caminho da cruz rumo ao céu em nossos dias. Não é fácil ser chamado de “crente”. Paulo afirma que nos últimos dias os homens seriam assim, difíceis de domar. Mas a fé verdadeira desponta sua luz na mais intensa escuridão. O Senhor sempre terá aqui suas reais testemunhas perante este mundo tão cruel.

Nenhum comentário: