segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA (1)


“Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?...” MATEUS 16
    INTRODUÇÃO:  
        Para mim é motivo de desafio encarar essa pergunta do Senhor, porque eu sei o quanto ela está investida e revestida de lições preciosas que precisamos conhecer. Foi durante a semana passada que fiquei meditando nesse verso e o remoendo para entendê-lo melhor. Aliás, já tinha escrito um folheto usando esse verso e  sei que é um verso bem conhecido, porque trata de uma advertência séria aos homens que recusam seguir a Cristo por amor a este mundo. No cap. 16 de Mateus essas palavras do Senhor aparecem numa advertência aos seus discípulos, especialmente a Pedro, o qual é usado por satanás para tentar dissuadir o Senhor de tomar o caminho rumo à cruz.
        Eu sei o quanto o verso nos leva à entender o perigo que paira sobre milhares de homens que colocaram seus corações neste mundo e que a qualquer momento poderão partir desta vida e perderão para sempre suas almas. Não esquecemos daquele homem rico que ajuntou tanta riqueza porque queria conceder à sua alma o prazer de viver uma vida confortável aqui, mas quando tudo parecia favorável num futuro promissor, eis que a morte bate à porta da sua alma: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma...”. Eu sei que estamos acostumados a entender esse verso apenas no tocante ao final da jornada de cada ser humano aqui.
        Porém, quero tomar essa crucial pergunta do Senhor, a fim de mostrar que perder a alma envolve esta vida aqui também; que se trata do dia a dia. Quero mostrar o quanto esse perigo cerca a vida dos crentes, assim com envolve a vida do não crente. Quero lutar aqui com forte admoestação, mas cheio de amor para assaltar os corações daqueles que buscam seriamente o conhecimento da verdade do evangelho. Estou plenamente certo que este mundo é tremendamente mais perigoso do que nós pensamos; estou certo que temos muito o que aprender acerca do que acontece momento após momento nas vidas de homens e mulheres que aqui andam, sem qualquer consciência desse perigo.
        Estamos tão acostumados com este sistema presente que ignoramos as Escrituras. O maior perigo que enfrentamos em nossos dias é a soberba diabólica que envolve este presente século. Satanás tem agido como uma serpente constritora, a fim de esmagar e devorar essa multidão cega, surda e muda no tocante a Deus. Milhares desconhecem a palavra de Deus em sua profundidade, por isso são levados pelo vendaval mundo que tem empurrado milhares para uma condição vil aqui. Nessa passagem nosso Senhor nos mostra o quanto este mundo é perigoso; o quanto homens e mulheres não percebem que estão sendo sufocados e aprisionados a um sistema que tem revelado ser de uma incrível força, acima de todo esse aparato de orgulho da confiança que o homem tem em si mesmo.

        Como é que o mundo age? Como ele opera de tal maneira que desfaz a alma sua função natural aqui; como aniquila a alma de uma vez e como a aprisiona para enfim levá-la para o inferno. Precisamos saber dessas coisas e assim ver com profunda compaixão como milhares estão de tal maneira presas por esse sistema que não podem mais sair, a não ser que Deus venha em seu socorro, a fim de fazer o que  só ele mesmo faz, quebrando os portões de bronze, a fim de livrar almas oprimidas, escravizadas e abandonadas à solidão deste mundo cruel. Todo nosso esforço consiste em revelar a verdade, conforme faz a palavra de Deus, e assim divulgá-la. Que as misericórdias do Senhor venham sobre todos nestes dias tão perversos!

Nenhum comentário: