terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A FORÇA DO AMOR OU A FORÇA DA MORTE (10)

                
Cantares 8:6  “...porque o amor é forte como a morte...”.
A FORÇA DO AMOR DE CRISTO NO VIVER DO SEU POVO.
        Agora é o momento de mostrar como a força do amor de Cristo é um ensino prático para o viver de cada crente, porque se o amor de Cristo é mais forte do que a morte, então é certo que os crentes, possuídos desse amor, também se tornam fortes aqui, conforme o ensino de Romanos 5:5: “E a esperança não confunde, porque o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi outorgado”. Podemos entender tal verdade? Podemos avaliar a dimensão do poder do amor de Deus em nós? Aquele mesmo amor que levou Cristo a dar-se a  si mesmo em favor de homens e mulheres caídos e desfigurados pelo poder do pecado e da morte, agora está em cada crente pela presença do Espírito Santo.
        Então, seguindo essa verdade, é certo que esse poderoso amor há de ser evidenciado no viver, mas especialmente num evidente amor por Cristo. Cuidemos porque satanás luta para confundir o amor de Deus com o meloso amor mundano. Vemos isso em nossos dias, quando o ensino evangélico procura desfazer o alicerce e estabelecer um estilo de vida que tem como base apenas o amor humano. Por exemplo, se dermos ênfase à família e à unidade dela, eis que poderemos nos enveredar por caminhos perigosos, porque têm muitas famílias fortes, unidas e cheias de amor, mas que nada tem a ver com o amor de Deus. Os ímpios podem amar seus queridos e demonstrar isso de tal maneira que podem parecer que agem melhor do que muitos crentes. Mas o fato é que não passam de ímpios, incrédulos, mundanos e idólatras no coração.
        O que posso ver nos santos ensinos da graça é que o amor de Cristo em nós é medido pela humildade cristã e sua submissão ao Senhor. Afirmo categoricamente que não é medido pelo estilo de louvor, nem pela força das emoções revelada nos cultos, porque tudo isso apaga como palito de fósforo aceso. O amor por nosso Senhor é demonstrado em firme submissão e obediência ao seu senhorio. Uma mulher crente demonstra seu amor por Cristo, submetendo-se ao seu marido, conforme a ordem dada em Efésios 5:22. Um homem crente demonstra seu amor por Cristo quando pode amar sua esposa, como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25). Ele faz isso com clara demonstração de piedade, de liderança espiritual em sua casa, em oração e santidade, conduzindo esposa e filhos nos caminhos do Senhor. Não vejo que amor pela esposa é revelado em festas, num restaurante, etc. mas sim no dia a dia marcado pela disposição de agradar o Senhor em tudo.
        Digo mais, o amor de Deus em nós jamais será evidenciado no viver, caso esteja misturado com a impiedade, mundanismo e carnalidade. Cuidemos com a caricatura do amor verdadeiro, porque lidamos com coisas celestiais e não terrenas. O amor é mostrado ser forte nos traços da santidade em todo nosso procedimento (1 Pedro 1:15). Não confundimos santidade com aparência, pois santidade é o desejo no coração em agradar a Deus. Se quisermos ser fortes, o amor de Cristo em nós nos fará fortes. É impressionante o quanto o amor de Cristo em nós difere daquilo que o mundo pensa. O amor mundano é egoísta e aliado ao aspecto físico.

        O amor de Cristo nos torna servos, nos leva a considerar os outros superiores a nós mesmos. Foi assim que muitos santos vivenciaram esse amor. Foi imbuído desse amor que muitos santos se entregaram para servir ao Senhor neste mundo; foi na chama ardente desse amor que muitos homens e mulheres se entregaram e até mesmo morreram, a fim de que outros pudessem conhecer o poderoso amor de Cristo em suas vidas. É nesse amor que somos chamados a crescer, servindo uns aos outros como Cristo nos serviu.

Nenhum comentário: