terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A FÉ FIRMADA NA FIDELIDADE DE DEUS (2)


“Eu, porém, olharei  no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” (Miquéias 7:7)
A CORRUPÇÃO SOCIAL (versos 1-6)
        Chegou o momento para que chequemos de perto essa passagem de Miquéias, porque ela nos mostrará como que a foto real do que está acontecendo em nossos dias. Quando vemos a situação da raça caído do ponto de vista de Deus, então as aparências são desfeitas e a realidade das coisas aparece. O que o mundo faz em cada século é enfeitar tudo ao derredor, a fim de os homens vejam os disfarces, assim como olhamos e admiramos as aparências.
        A primeira lição aparece, óbvio no verso 1: Consciência pessoal da situação.
“Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: Não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja”. A linguagem usada pelo profeta torna fácil o entendimento daquilo que ele quer transmitir. Miquéias foi contemporâneo de Isaías e presenciou o embalo da prosperidade nos dias de Uzias, mas ao mesmo tempo contemplou uma catástrofe espiritual misturada com hipocrisia em Israel. Em sua linguagem pitorescamente hebraica, o profeta mostra o que acontece com os verdadeiros crentes em tempos de ausência de verdadeira espiritualidade. A piedade e justiça vistas no mundo são como frutos. Em Isaías 5 Deus fala de Israel como uma plantação de uvas que ele mesmo plantou, mas quando foi à procura de frutos bons, viu que só tinham frutos indesejáveis, amargos.
        Para o profeta aquela situação social em Israel foi deprimente e lhe causou profunda tristeza, de tal maneira que lhe envolveu todo ser. Era como uma busca inútil, uma viagem perdida para achar frutos e nada achou. A ausência da verdadeira espiritualidade causa profunda tristeza e angústia para os verdadeiros crentes. Posso lembrar agora mesmo de Esdras, quando estava pronto para ver Jerusalém firme e pronta para se erguer espiritualmente, mas quando soube da situação moral, com o casamento dos judeus com mulheres pagãs, eis que aquele homem de Deus se entregou aos prantos e só se ergueu quando pode ver a disposição daqueles homens para que a situação mudasse (Esdras 9).
        A situação espiritualmente caótica de nossos dias só agrada aos falsos crentes, porque eles vivem da aparência e não da realidade das coisas. Os verdadeiros crentes começam a gemer ante a maldade que prolifera nas igrejas. Não posso esquecer do que minha mãe falou para mim alguns meses antes da sua morte. Ela vivia triste devido o que ela via e ouvia na igreja onde frequentava. Suas inesquecíveis palavras foram: “Meu filho, o evangelho que ouço hoje não é o mesmo evangelho que eu ouvia quando era jovem”. Assim como minha mãe têm muitos crentes que estão sentindo assim, angustiados e deprimidos porque olham para os lados e não pode ver mais justiça, retidão, arrependimento e santidade. Quando isso acontece, então a maldade há de prosperar inevitavelmente. O que o mundo carece urgentemente é de homens e mulheres piedosos, porque sem isso é certo que está tudo fadado à destruição.
        Realmente não sei como estão as coisas lá fora. Resido aqui no Brasil e posso ver o quanto as coisas vão de mal a pior. Sendo assim, o que fazer? Numa ocasião dessa é que a fé de muitos mostra ser vacilante. Muitos que avançavam com firmeza, de repente voltam e procuram um caminho mais fácil. Quanta tristeza! Não é o momento para que vejamos tudo à luz daquilo que Miquéias viu? Não é o momento para choro, angústia e arrependimento em nosso meio?

Consciência pessoal da situação: (verso 1)

Nenhum comentário: