terça-feira, 27 de dezembro de 2016

GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA (10)


 
“Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?...” MATEUS 16
PERIGOS RELACIONADOS AOS CRENTES.
        Quero encerrar esse assunto tratando agora com os crentes, porque estou certo que eles são aqueles que são os mais susceptíveis a perder suas almas. Não estou referindo aqui à perda da salvação, mas sim de suas almas, e isso traz consequências drásticas. Por essa razão a palavra de Deus está carregada de exortações e ensinos, os quais são dirigidos aos crentes. Mas os santos têm uma incrível e eterna vantagem, pois suas almas não estão sozinhas e abandonadas dentro deles. Na salvação nasceu o novo homem que lhes enche de poder e de domínio do Espírito. Então, convém que os santos sejam desafiados a viver pela fé; convém que eles sejam corajosos e fortes, prontos para esmagar todo poder da carne usando a palavra de Deus como sua arma de constante combate contra o mal.
          Podemos ver essa disposição dos santos com muita intensidade no Velho Testamento. Tomo por exemplo a linguagem do salmista no Salmo 42 verso 2: A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” É claro que o assunto no texto é abundante, mas o simples verso 2 já é suficiente para mostrar o quanto os crentes podem se tornar vitoriosos, conquistadores, aspirando para eles mesmos esses desejos que os considero excelência em santidade no viver cristão aqui na terra. O que o salmista está mostrando é que o homem crente, somente ele pode ter domínio completo sobre a carne e assim levar sua alma às altas conquistas da presença e da comunhão com Deus.
Outra passagem que considero de intensa importância é o Salmo 103, porque ali vemos que a fé verdadeira domina e controla sua alma, a fim de que ela não seja dinamizada e dinamitada pela carne e pelo mundo: “Bendize, ó minha alma ao Senhor...”. Vemos com clareza que a fé pode com poder administrar a alma para sua felicidade aqui e o segredo disso está na disciplina da piedade. Tomei apenas esses dois textos a fim de mostrar o quanto os crentes são diferentes e podem tomar o controle da situação neste mundo pela fé. É claro que isso só vai acontecer se a pessoa tiver conhecimento real das Escrituras, amar de coração ao Senhor e dispor a viver pela fé neste mundo.
 Então, aprendemos que nossas almas são alimentadas e fortalecidas pelo Espírito Santo. As almas dos mundanos vivem escravizadas às paixões deste mundo, porque elas desconhecem o Senhor. Mas no que tange aos crentes, todo ensino e exortação que eles recebem têm em vista livrá-los do mundo e de seu sistema corrompido. O poder da palavra sob a orientação do Espírito Santo nos leva ao domínio completo, à maturidade espiritual e viver na satisfação em Deus. Como isso pode acontecer? Deve haver da parte do crente firme disposição de oração. Uma vida sem uma ininterrupta conversa com Deus, realmente estará cheia de brechas abertas para as flechas envenenadas do diabo.
        Tenho lidado com muitos que aos poucos vão sendo levados pela influência deste sistema e assim vão perdendo o interesse por Deus. Eles não têm tempo para o Senhor, mas têm para filmes, novelas e outros entretenimentos mundanos. Por essa razão agem como meninos e não chegam à maturidade. Muitos não têm qualquer prazer no Senhor; não há qualquer alegria em louvá-lo com hinos espirituais; não saem de suas bocas versos bíblicos nem têm prazer na caminhada rumo ao céu. Por que isso? Suas almas não estão sendo alimentadas na verdade. Que triste condição para muitos chamados crentes em nossos dias!

Nenhum comentário: