terça-feira, 20 de dezembro de 2016

GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA (6)


“Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?...” MATEUS 16
O QUE SIGNIFICA PERDER A ALMA.
        Agora é o momento para que investiguemos o significado de “perder a alma”. O homem é constituído, segundo a bíblia de: corpo, alma e espírito. Sem ter nascido de novo, sem a salvação que há em Cristo, eis que o homem é destituído da vida espiritual. Na linguagem bíblica, ele está morto, alheio à vida de Deus. Sem a parte vital que liga o homem diretamente a Deus, então o que funciona no homem natural é apenas sua alma. Sem salvação ela está sozinha, desamparada e à mercê da tirania do mundo, da carne e do diabo. Quando a pessoa é realmente crente em Cristo, então é nascida de novo, por isso a sua alma passa a ser ensinada por aquilo que há de lhe conceder vigor e poder para aquilo que o corpo precisa e assim viver como deve viver aqui.
        Mas o que acontece é que os homens precisam saber que suas almas são iludidas e aprisionadas pelo mundo. Claramente podemos perceber essa atividade tirânica da parte do mundo, a fim de dominar e levar as almas à derrocada fatal. Foi isso o que no Senhor quis dizer àquelas pessoas. Em toda história desde a queda, os homens vivem na loucura de ganhar o mundo em detrimento de suas almas. O que o mundo oferece é apenas aquilo que trata do aspecto físico, daquilo que os homens podem ver, sentir, ouvir, saborear, etc. Mas, a alma está infinitamente além daquilo que o mundo oferece. Gradativamente os homens lutam nesta vida para a sua própria destruição aqui e na eternidade. Sua perda não é apenas com a morte física; sua perda advém a cada momento, a cada instante que o homem ganha algo do mundo (movido pelo amor ao mundo), eis que imediatamente esse ganho resulta em perda para a alma.
Não é necessário que lutemos por descobrir essas coisas? Não é importante que saibamos o quanto as táticas do diabo usando o mundo são letais? Milhares de homens e mulheres já aqui mesmo perderam suas almas; tudo dentro deles não passa de escuridão e suas almas vagueiam em trevas, cheias de tormento, solidão e desespero. Acontece que os crentes precisam saber que eles não estão imunes quanto a esses perigos. Os não crentes passam bem com suas paixões; os não crentes conseguem se alimentar daquilo que o mundo oferece e podem extrair uma felicidade momentânea. Mas os crentes precisam ser avisados de que o mundo com suas promessas pode iludir suas almas; eles precisam saber que estão sob o alvo da inveja, das prosperidades mundanas, etc. O salmista mostrou o quanto estava quase caindo, porque olhava com inveja a prosperidade dos ímpios (Salmo 73). Os crentes precisam estar conscientes de que se almas não são alimentadas espiritualmente, até ao ponto de sentir intenso desejo por Deus, então é sinal de que está como ovelha se desvencilhando do caminho.

        O mundo moderno é atuante em promover a desgraça dos homens. Satanás espertamente se vestiu de pastor, de missionário, de curador, etc. a fim de iludir milhares em seus planos de ter um mundo melhor e mais adaptado ao pecado. O espírito de impiedade tem varrido as igrejas e milhares têm abraçado o curso deste mundo com intenso prazer. Mas o mundo é o mundo e sua função é levar as almas à plena derrota. Por esse fato procurarei aqui analisar esse ensino do Senhor. Pode bem ser que tenha alguma alma angustiada e aprisionada neste mundo, sentindo amargurada e perdida. O Senhor Jesus veio ao mundo buscar essas almas. Seu convite é para que os pecadores saibam que ele veio libertar as almas desse cativeiro cruel onde elas estão. 

Nenhum comentário: