quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A FORÇA DO AMOR OU A FORÇA DA MORTE (12 de 13)


Cantares 8:6 “...porque o amor é forte como a morte...”.
A FORÇA DO AMOR DE CRISTO NO VIVER DO SEU POVO.
        Outra lição preciosa que emerge da força do amor de Deus no viver do seu povo, é que os crentes crescem na força desse amor quando passam por provas. Sem esse caminho de lutas e dificuldades no viver não há como florescer o amor do Senhor na vida. O Senhor chega para aperfeiçoar nossa fé, arrancar todos os espinhos e abrolhos do egoísmo, queimar todas as manifestações de vaidade, arrogância e amor ao mundo, etc. a fim de nos tornar hábeis em amar como Cristo amou. Nosso Senhor quer que conheçamos por experiência as qualidades perfeitas da humanidade de Cristo em nossa humanidade. Enquanto em Adão os homens caminham da corrupção para os traços mais terríveis da corrupção, eis que os santos podem progredir no caminho da justiça e do aperfeiçoamento nesse santo amor.
        Por isso é que as provações funcionam como disciplinas no viver do povo de Deus. Pedro exorta aos crentes em sua 1 Carta, para que eles não fiquem apavorados, mas sim preparados para aquilo que chega de forma surpreendente no viver, porque aparecem como pacotes enviados dos céus, a fim de mostrar que Deus está interferindo em nossas vidas, para nosso próprio bem. Nota-se que os crentes que mais amam, que mais se dão em favor do bem do próximo, são aqueles que experimentados através de lutas e dificuldades. Foi assim com José no Egito. A Bíblia diz no Salmo 105 que a palavra de Deus o provou, mas depois de toda aquela maratona de lutas, sofrimentos e privações, eis que o jovem José se tornou apto para amar seus irmãos e agir com justiça em seu governo em todo Egito.
        Somos fortes na força da santidade do amor de Deus. Não somos fortes quando a vida aqui é compassiva com o sistema deste mundo. Não somos fortes quando as brisas mundanas sopram em nosso favor, quando aquilo que o mundo tanto gosta está sendo também apreciado pelo povo salvo. Somos fortes quando estamos aptos para andar, marchar rumo ao céu, agir como soldados na batalha e consagrar nosso ser em favor de nossos semelhantes.
        Mas tem outro detalhe nesse ensino e precisamos sim saber dessas verdades. Somente os crentes experimentados na força do amor de Cristo podem mostrar o quanto a morte se torna fraca e inoperante. Os mundanos vivem das glórias daqui, mas quando a morte bate a porta de suas vidas, eis que eles mostram o quanto são mais leves do que pena. Mas os fortes são aqueles que encaram a morte sem medo; são aqueles que sabem para onde vão e que no momento final podem afirmar que completaram a carreira aqui e que logo vão encontrar o Senhor face a face. Pessoas assim realmente encaram a morte com poder. Não posso esquecer-me de minha mãe, uma mulher crente em Cristo. Ela estava tão segura da sua morte e com toda confiança disse para mim que o Senhor viria para buscá-la logo. São pessoas assim que são mais fortes que a morte, porque estão cheias do amor de Deus em suas vidas. Foi assim que Paulo desafiou a própria morte sem qualquer temor: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.

        Mas, para os mundanos, egoístas, incrédulos e afastados de Deus, eis que diante da tirana força da morte, eles logo mostram o quanto nada são. Aqueles que aqui se acham tão fortes porque sentem a liberdade de viver em todo tipo de iniquidade e acreditam que ser forte é se extravasar em suas paixões, eis que a morte se aproveita para beber o sangue deles e comer tanta gordura armazenada na corrupção aqui. A morte se alimenta dos resíduos do pecado; a morte sabe como se apoderar dos arrogantes para esmagar sua força e aniquilar toda sua vanglória terrena. A morte está cumprindo fielmente seu serviço aqui em oferecer ao inferno suas oferendas de almas impenitentes .

Nenhum comentário: