terça-feira, 13 de abril de 2021

VIVENDO À LUZ DA ESPERANÇA (5)


“E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (1 JOÃO 3:3)

O PROCESSO DA PURIFICAÇÃO:        “A si mesmo se purifica...”

        Avancemos mais nesse ensino tão oportuno que nos traz o texto de 1 João 3:3. Vou tratar que posso ver na bíblia e que intitulo aqui de processo da purificação. Note bem que não estou nem estarei tratando de processo da salvação, porque bem sabem que a bíblia não ensina uma salvação baseada em atividades nossas, mesmos nas mais sinceras atividades religiosas. Salvar alguém da penalidade do pecado e da justa ira de Deus, não é processo, mas sim um ato instantâneo. Cristo não ficou salvando o ladrão na cruz de forma Paulatina, mas sim num ato só. Mas foi a salvação da nossa alma que nos colocou no processo da purificação. Note como o texto deixa isso bem claro, porque o verbo “purificar” se acha no tempo presente ativo: “...purifica-se a si mesmo...”. Significa que a obediência por fé na salvação gerou a fé obediente para um viver diário que agrada a Deus. A fé para a salvação eterna posta o homem no caminho do dever em todos os aspectos.

        Todo nosso problema no concerne ao processo de purificação ocorre porque somos constantemente enganados. Em tudo, tanto na doutrina da salvação como também na doutrina da santificação somos levados por erros terríveis, os quais procedem de nossas mentes contaminadas pela mentira e também por erros que procedem de elementos mentirosos. Acontece que nós sempre tenderemos a tomar um caminho errado, ou porque queremos uma vida mais cômoda aqui ou mesmo porque a natureza carnal quer se mostrar apta em fazer sacrifícios.

        Vou tomar as famigeradas atitudes soberbas da nossa carne. É comum que, quando o viver está errado, buscamos compensar com sacrifícios. Posso lembrar de uma senhora que chegou a frequentar nossa igreja quando ouviu as mensagens que eu pregava no rádio. Ela frequentava uma religião pentecostal que leva os fieis a usar roupas extravagantes. Ela usava vestido comprido, cobrindo o pescoço e os braços. Ribeirão Preto é uma cidade conhecida pelo calor e não sabia como aquela pobre senhora suportava tal costume. Mas posso afirmar que nossa natureza tendenciosa a agradar religiosamente o ego tende a aceitar essas imposições.

        Mas essa atitude vai mais longe, especialmente quando a pessoa não se depara com a verdade do evangelho que liberta o homem desses sistemas. Paulo alerta os crentes em Colossos contra esse zelo enganador. Mesmos os crentes tendem a querer “pagar a Deus” e isso acontece de forma quase imperceptível. Alguns, após ouvir uma mensagem sobre santificação, no final da mensagem vão à frente num ato de consagração. Muitos, sem dúvidas fazem isso honesta e sinceramente, mas outros são rodopiados pelo engano de que vão realmente ser obedientes. Acontece que após o culto o fervor de querer consagrar-se arrefece facilmente e no outro dia a fumaça das emoções desaparece. Era exatamente isso o que acontecia com o rebelde povo de Israel, pois quando entrava no caminho da desobediência, eles no engano do coração perverso, imediatamente ofereciam sacrifícios, achando que era aquilo que agradava a Deus. Notemos em Isaías 1 como Deus abominou essa atitude e ordenou que o povo se convertesse para a purificação dos seus pecados.

        Por que acontece isso? A razão é que tentamos manipular Deus, a fim de tomar um caminho errado, afastando daquilo que Ele ordena os crentes a obedecer pela fé, seguindo estritamente Sua Palavra. Se não for pela fé, a carne tomará outro rumo. Não há santificação imediata; não conquistamos purificação porque ajoelhamos num altar e juramos consagração. Vida cristã é pela fé que obedece a Deus. Como que, temos que pegar a espada do Espírito e sair à guerra da conquista diária, numa luta tremenda contra as obras da carne.


Nenhum comentário: