quarta-feira, 7 de abril de 2021

VIVENDO À LUZ DA ESPERANÇA (3)


“E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (1 JOÃO 3:3)

GLORIOSA ESPERANÇA:     “...todo o que Nele tem esta esperança...”

        Quero agora tocar na promessa que Deus fez ao Seu povo, a fim de que eles pudessem viver agora à luz da esperança brilhando em seus corações. O mundo não pode ser partícipe dessa espetáculo da fé e que está gravado nos corações que foram santificados na salvação. Tomemos o ensino de Colossenses 1:27: “Ao quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, esperança da glória”. Notemos bem no texto que Paulo está tratando do mistério do evangelho que ele pregava e que nos foi entregue. Qual é o mistério: “...Cristo em vós, esperança da glória”. Não é algo realmente glorioso e que enche nossos corações de santo temor e alegria?

        Sendo assim, por que devemos nós fruir dessa mensagem promovida por este mundo, o qual tanto anela por essa inútil prosperidade terrena? Não devemos nós fugir dessa fragrância tão venenosa? Quantos santos de Deus foram sacrificados, porque simplesmente não aceitaram as ofertas mundanas, a fim de desprezar a Cristo. Sem contarmos o fato que homens de Deus viveram aqui e respiraram a atmosfera do céu, como José, que mesmo na honrosa posição de governador, ainda anelava a ressurreição. Nossos corajosos e triunfantes irmãos que morreram na fé são nossos exemplos, para que nós sigamos esses passos, num mundo que agora tudo tem feito para que nos afastemos da verdade revelada, acerca daquilo que haveremos de ter e de ser.

        Outra lição, para a qual devemos atentar bem é o fato que vivemos aqui num lugar estranho. Se isso não fizer sentido para nós, então pergunto se você realmente é um crente em Cristo. Eu sei que o evangelho moderno tem trazido um cristo mais como um ser supersticioso, tipo alguém que precisamos para pedir que tudo aqui venha melhorar. Mas note bem que o texto de Colossenses diz: “Cristo em vós”. A verdade é mais do que algo externo. É especialmente interno: “em vós”. Nosso Senhor veio para habitar no salvo e fez isso enviando Seu Espírito. Sem essa verdade de “Cristo em vós” não há sentido de vida cristã. Muitos hoje dizem: “aceitei Jesus, estou salvo”, mas a verdade é se Ele habita em você. O homem interior, no coração está regido pelo Senhor? Habita o Espírito da glória, a fim de dar real esperança daquilo que seremos na eternidade?

        Digo e afirmo que se não houver isso, as glórias eternais serão tratadas com desprezo e as glórias mundanas serão motivos de alegria e felicidade aqui. O mundo atual está provando isso. Há muita busca por um deus que venha solucionar problemas terrenos, e muitos desses problemas são sérios, sem dúvida. Mas a verdade é que nosso Senhor veio para arrancar pecadores da maldição do pecado e deste presente século perverso (Gálatas 1:4).

        Note bem, não estou dizendo que Ele não livra os santos dessas aflições terrenas, nem estou afirmando que Ele não atende as orações dos santos em favor dos problemas da sociedade que tanto sofre. Estou apenas afirmando que o propósito de Sua vinda ao mundo foi para nos livrar da penalidade do pecado, da ira vindoura e nos dar a bênção eternal de sermos participantes da glória. Vemos a situação que ocorre hoje, pois elementos religiosamente nocivos têm se levantado e hipnotizado a sociedade com promessas vãs, de tal maneira que os homens não percebem suas trapaças e onde querem chegar. Os homens sem Deus passam por cima das malandragens desses elementos e passam a aceitar seus ensinos e orações, como se tudo isso viesse de Deus. Deus, entretanto, em João 3:3 está dirigindo aos crentes, às pessoas que não pertencem a este sistema enganador e passageiro.


Nenhum comentário: