sexta-feira, 23 de abril de 2021

O CAMINHO DA FELICIDADE (1)

 

“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

INTRODUÇÃO:      

        Creio que pudemos ver em linguagem bem prática e com lindos tons de doutrinas o que significa ser feliz. Devemos dar louvores a nosso Deus pela clareza de sua palavra, especialmente na passagem. Vimos como nasce a verdadeira felicidade no homem, como tudo tem início com o pecado indo a Cristo, tendo seu coração convicto de suas culpas e de sua merecida condenação; vendo que todo seu viver foi de ofensas a Deus. Vimos como Deus apresenta o homem feliz, mostrando que é alguém que foi perdoado dos seus pecados e que tudo agora está coberto pelo sangue propiciador do puro Cordeiro que foi à cruz. Vimos que é Deus que opera o essa verdade no coração e que não há mais engano no íntimo do pecador que é salvo. Os dois primeiros versos deste Salmo mostram o que a mensagem do evangelho tem a transmitir em toda bíblica para todos os pecadores. Não tem outra mensagem na bíblia e se desviarmos dessa verdade é certo que entraremos no caminho da miséria, como estamos vendo ocorrer em nossos dias.

        Também vimos nos versos 3 e 4 o que acontece quando o homem simplesmente silencia o pecado no íntimo, o quanto de miséria vem à alma. Em meio a esse evangelho moderno que saúda e alegra-se com o humanismo, o que vemos é o aumento de tristeza, angústias, suicídios e toda tentativa religiosa dos homens em buscar um viver melhor, mais ligado com os sentimentos do que com a verdade. Com o Salmista

        Chegamos à parte final e ela é empolgante porque, repentinamente o próprio Deus aparece falando. Sua misericórdia em favor do pecador é algo relevante, porque Ele se manifesta oferecendo ao homem a real e genuína felicidade. Agora o Senhor se manifesta como o nosso Guia fiel para direcionar nossas vidas num mundo perigoso, por isso esses dois versos são dinamicamente exortativos. Agora o Senhor se manifesta como sendo nosso Pai, sempre presente, em tudo nos ensinando, instruído e disciplinando. Precisamos aprender com Ele para que cheguemos à maturidade e caminhemos sempre Lhe agradando em tudo.

        Outro detalhe é que, devido a nossa natureza carnal, temos a tendência de desviar dos retos caminhos do Senhor; tendemos a ser impetuosos naquilo que não devemos fazer. Todos devemos lembrar de Israel na ocasião quando se rebelou em não entrar na terra prometida (Números 13), devido às más informações dadas pelos que foram espionar. O que ocorreu foi que, quando Deus falou que nenhum deles, de 21 anos para cima entraria na terra prometida, pois todos iriam morrer no deserto. Foi assim que de repente eles quiseram entrar. Somos assim muitas vezes, pois quando Deus diz: “Não vá!” nós vamos. Quando Deus diz: “Vá!”, então não vamos. Foi assim com Israel e é assim com os crentes hoje. Por essa razão Deus nos envolve em disciplina. Assim, o que aparece no verso 9 é uma séria exortação, para que sejamos pessoas que têm entendimento, a fim de não agirmos como animais teimosos.

        Assim avancemos nesse Salmo tão maravilhoso. Queremos como crentes ampliar nossa felicidade na tão grande salvação que nos foi dada por Cristo e em Cristo. Não queremos retroceder, porque pela fé avançamos no caminho que nos leva à perfeição. Devemos mostrar ao mundo que somos diferentes, que somos as pessoas mais felizes do universo. Fomos achados por Deus quando éramos miseráveis escravos que estavam marcados para serem atirados nas trevas eternais. Ora, tais verdades enchem os corações dos santos do verdadeiro júbilo: Alegrai-vos no Senhor!”

Nenhum comentário: