sexta-feira, 30 de abril de 2021

O CAMINHO DA FELICIDADE (4)


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

O CAMINHO DE DEUS (verso 8)

        Examinemos o que nosso Deus quer nos ensinar quando diz: “Instruir-te-ei e te ensinarei...”. A primeira lição é que nosso Deus sempre comunicou com o Seu povo e o faz por meio da Sua Palavra escrita. Seu livro inspirado é pleno e suficiente para todos. Deus não dá instruções sem Seu documento escrito. Foi assim com Israel e será sempre assim com a igreja. Suas instruções vêm a nós como o maior privilégio que os homens podem ter na terra. Deus mesmo disse a Israel que a nação era um povo privilegiado em ter as leis, preceitos e mandamentos que tinha, conforme os escritos de Moisés. Deus sempre instruiu Seu povo em amor, paciência, mostrando o que Ele tinha em livrar Seus santos dos perigos. Ele queria apenas que o povo desse ouvidos à Sua palavra e assim eles seriam bem sucedidos.

        Não é assim conosco hoje? Se Ele fez com o povo de Israel, fundamentando o viver deles na Sua santa lei, quanto mais os crentes agora, os quais estão debaixo da graça. O que nós temos nas Escrituras? Temos instruções que vêm em forma de doutrinas, aliás de todas as doutrinas concernentes ao homem, a Deus em Sua santa tri unidade, aos anjos, ao diabo, ao céu, ao inferno, à salvação e à igreja. Em todas essas doutrinas muito mais podemos aprender acerca do nosso Deus, porque O temos conosco pelo Santo Espírito para nos ensinar. Lembramos o que nosso Senhor nos prometeu em João 14, que o consolador viria habitar em nós, a fim de nos conduzir em toda verdade. Não somos um povo desamparado e jogado ao léu neste mundo; Ele não deixou como órfãos aqui destinados à ferocidade do pecado, do mundo e do diabo. Nosso Senhor ama cada crente individualmente e nos ensina como devemos viver.

        É óbvio que o Senhor tem seus instrumentos de instruções. Os pais são os principais responsáveis em ensinar os filhos. Era assim que famílias piedosas faziam em Israel, pois passavam os ensinamentos acerca do Deus de Israel desde que seus filhos eram pequeninos. Os que fracassavam nisso podiam ver os resultados em filhos rebeldes mais tarde, como foi o caso do Sumo-sacerdote Eli (1 Samuel). Deve ser assim conosco hoje. Lares onde os filhos não são ensinados na bíblia acerca do conhecimento de Deus, são lares que veem o fracasso chegando, mesmo que sejam bem sucedidos financeiramente. Para que riquezas materiais quando os filhos desconhecem as riquezas eternas.

        Em nossos dias vemos o grande desprezo dos pais em ver seus filhos conhecendo a verdade e o temor do Senhor, e falo a respeito de lares de muitos crentes. Os pais estão tão ocupados em ganhar dinheiro; as mulheres deixaram a função de esposas e mães, a fim de entrar no mercado de trabalho e colaborar financeiramente com acúmulo de coisas materiais no viver. Assim, os filhos são ensinados como ganhar mais e não como ser homens e mulheres que temem a Deus e andam em Seus caminhos. Nada contra ganhar dinheiro e ser rico, mas quando isso ocupa o primeiro lugar, então é certo que a desgraça vem galopante. Tenho lidado com isso em nossos dias, porque os valores morais têm sido atirados fora como se fossem lixo e isso ocorre porque famílias abraçaram o conceito mundano de vida e desprezaram os ensinos do Senhor.

        Nenhum crente poderá se desculpar de que não teve tempo para isso. A instrução de Deus na família não deve ser feita pela igreja, mas sim por pais piedosos, os quais querem ver filhos disciplinados e tementes a Deus. A igreja deverá ser a reunião de homens e mulheres tementes a Deus, levando filhos obedientes para ouvir a pregação e os ensinos da palavra.

 

        

 


Nenhum comentário: