quinta-feira, 15 de abril de 2021

A CAUSA DA INFELICIDADE NO HOMEM (11)


“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou como sequidão de estio” “Salmo 32:3,4)

        AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS: “Enquanto calei os meus pecados envelheceram os meus ossos...”

        Nota-se nas palavras do Salmista o quanto sua alma ficou carente de vigor e as reações aparecem no aspecto físico, tudo por causa do pecado não confessado, mas sim ocultado no íntimo. Significa que não há felicidade como essa ausência é mostrada externa e internamente.

        1.     Falta de paz com Deus, que resulta numa inquietude interior. O mais aterrorizante no que tange à ocultação do pecado no íntimo é a ausência da paz com Deus. Todo conflito do homem é primeiramente com Deus. Ao ser amigo do pecado é inevitável sua inimizade contra Deus. Não há meio termo nisso, porquanto a paz com o pecado no íntimo significa atitude bélica contra o Deus glorioso. O Salmo 46 foi escrito para mostrar a realidade dessa guerra. Em palavras incrivelmente hábeis o Espírito Santo mostra como o homem no íntimo é como o mar agitado, e essa agitação aparece por fora, gerando um ambiente assustador no mundo, de guerras, vinganças, maldades, e outras atividades expostas neste mundo e por este mundo.

        Por fora muitas vezes não é perceptível, porque o homem em cujo coração seu pecado está em silêncio, ele pode ostentar calma, tranquilidade e aparente confiança. O sol parece irradiar felicidade em alguns homens; eles parecem cheios de inspiração e de autoconfiança. Mas é apenas aparência. Sem a liderança do Deus da paz no íntimo, repentinamente o ambiente é transformado em assolação. Arranque os falsos fundamentos do homem no pecado e veremos o que ele é capaz de fazer, como demonstra tremenda disposição para suas maldades. Isso ocorre com o crente, mas é por breve tempo, porque Deus não permite que um santo Seu viva desonrando Seu nome.

        Também, a paz com Deus gera homens e mulheres chamados na bíblia de “mansos”. Mansidão nas Escrituras trata do fato que a pessoa não tem qualquer arma guardada no íntimo, a fim de lutar contra seus semelhantes. Mas quão terrível é a ausência dessa paz! Ela não somente é descoberta diante dos conflitos da vida, mas muito mais quando o evangelho da glória entra em ação. Tudo parecia tranquilo, com as bonanças da vida em Israel, até que João Batista entrou em ação com suas mensagens avassaladoras. O reino do diabo treme quando a pregação do evangelho da glória é exposta, porque o que estava oculto é logo descoberto. Nem mesmo a vida confortável de Herodes pode ser preservada e seus adultérios guardados, como se fosse algo normal. Custou a morte do profeta, mas o rei e a perversa e adúltera Herodias ficaram sabendo que seu pecado foi descoberto e extremamente odiado.

        Em nossos dias tudo satanás, com suas táticas mentirosas bem preparadas tem feito com que novos grupos “evangélicos” apareçam com seus mercenários à frente. Toda tática do diabo tem em vista fazer com que todos andem sentindo calma, paz e confiança que está tudo bem entre eles e Deus. Satanás preparou um caminho “excelente” para isso; ele criou sistemas de cultos que agradam a natureza corrompida e pervertida dos homens; ele simplesmente abriu novos caminhos, a fim de que os homens sintam que tudo está bem entre eles e Deus e que assim a ausência da paz com Deus não seja sentida. Mas tudo isso é destruído ante o poder da verdade do evangelho da glória. Para o homem no pecado Deus afirma que não há paz. O Senhor não dá qualquer conforto para o pecado, Ele o fere com tremendo ódio e declara que ninguém que vive em seus pecados escapará.


Nenhum comentário: