segunda-feira, 12 de abril de 2021

A CAUSA DA INFELICIDADE NO HOMEM (8)


“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou como sequidão de estio” “Salmo 32:3,4)

        AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS: “Enquanto calei os meus pecados envelheceram os meus ossos...”

        Retornemos ao texto para um exame mais minucioso dos versos 3 e 4 desse impressionante e revelador Salmo 32. Estamos vendo que felicidade não é algo que ocorre conforme o mundo busca e acredita. Toda felicidade oferecida pelo mundo traz em sua testa a frase: “o mundo passa”, porque segue as mesmas paixões; funciona como um gelo que derrete ante o calor e como um fogo de palha. Então, com humildade e temor, acompanhemos o texto para sabermos o que realmente significa felicidade à luz da bíblia e o que causa a infelicidade do homem. Hoje quero tratar sobre as tristes consequências de calar o pecado no íntimo, porque o texto mostra a experiência do salmista e o que ocorreu em seu íntimo, certamente como drásticas consequências.

        A primeira lição que subentendemos no texto é que, mesmo que eu cale meus pecados, achando que eles estão bem escondidinhos e disfarçados, Deus, entretanto os vê. Notemos como o pecado é tão enganoso que tenta passar por cima dos atributos de Deus. Essa é uma das mais poderosas farsas do pecado no coração. Os homens tentam de todas as formas parecer que por fora estão saudáveis e aceitáveis; o rei Davi tentou governar o povo, achando que podia passar despercebido, pois guardava suas maldades no íntimo. Mas o Senhor tudo vê, tudo está plenamente escancarado perante Sua gloriosa visão; não há distância para Deus. Eu mesmo, enquanto estou digitando, preciso de um óculos para ver melhor o que estou fazendo. Em pouca distância já consigo perder de vista muitas coisas. Mas não é assim com Deus, pois milhões e milhares de quilômetros não fazem qualquer diferença para a visão do Senhor. O universo inteiro, coisas grandes e pequenas, visíveis e invisíveis para nós, no tocante ao Senhor não há diferença, pois tudo está claro e patente aos olhos daquele a quem teremos de prestar contas.

        Outro detalhe é que o pecado sempre foi e será motivo do ódio acerbo de Deus. Nunca houve nem haverá um momento sequer em que o Santo Deus terá qualquer prazer pelo pecado. A visão do pecado requer punição da Sua parte, assim como desejamos matar uma víbora que porventura nos ameaça. Não há negociação com qualquer iniquidade. Deus perdoa o penitente, arrependido e contrito, mas as consequências ficam de forma desesperadora. No perdão os efeitos condenatórios do pecado são removidos mediante a purificação e justificação. Mas no tocante aos infiéis e rebeldes, eles continuarão debaixo do furor santo de Deus, conforme vemos no Salmo 5 e em muitas passagens da bíblia.

        Infelizmente o pecado e suas consequências estão sendo tratados com paliativos mundanos. Os homens hoje rejeitam a revelação bíblica e acreditam que o mundo tem a solução para lidar com o que eles chamam de “problemas”. Mas, voltemos ao texto, porque ali o Salmista afirma, que quando calou seus pecados, o que aconteceu como resultado? “...envelheceram os meus ossos...”. Ah! Quanto pensamos que a vida pode prosseguir em sua normalidade, enquanto guardamos perigosíssimos terroristas no íntimo. Meditemos nisso. Achamos que seremos felizes, preservando o mal em nosso coração. O que os homens não veem, eis que Deus em Sua ira está vendo. Com o crente, Ele há de tratar com o rigor de Sua amorosa, mas justa disciplina. Mas com os infiéis não há solução, a não ser quando há arrependimento e confissão, na busca do Salvador para sua alma.   


Nenhum comentário: