quarta-feira, 21 de abril de 2021

O VIVER DO HOMEM FELIZ (2)


“Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Tu és o meu esconderijo; te me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento” (Salmo 32:6,7)

OS TRAÇOS DE UM HOMEM BEM-AVENTURADO.

        Nesta página quero tratar acerca dos traços que obviamente veremos num homem que experimenta a felicidade vinda de Deus. Devemos lembrar que não estamos tratando daquilo que o homem mundano busca e tenta encontrar no mundo. Muitos parecem felizes, porque para eles a felicidade que tanto buscam é achada naquilo que o mundo pode dar. Consideremos o homem, cuja felicidade é vista na aparência olhando o Salmo 73. Veja como ele se mostra o quanto tem de tudo e como as pessoas o observam com inveja. Veja como o caminho pelo qual ele anda parece ser seguro, dando-lhe certa estabilidade. Esse é o homem modelo, cheio da bem-aventurança que o mundo dá. E nós já sabemos no texto do Salmo 73 e na nossa experiência vivida aqui, o que ocorre com esses elementos, porque de repente eles se deparam com os caminhos escorregadios.

        Sendo assim veremos, segundo a luz da palavra de Deus, o quanto a bíblia mostra a completa diferença entre a felicidade vinda de Deus e aquela que vem do mundo. O homem salvo é tirado da morte para a vida, das trevas para a luz. Diante desses fatos notavelmente apresentados, vemos que estamos diante de realidades eternais, jamais vistos e conhecidos deste mundo que jaz no maligno. Por isso não devemos sequer combinar a felicidade achada no mundo com a felicidade vista num homem crente. Ao salvo é dada a base, o fundamento correto de perfeita justiça, de uma reconciliação com Deus, sendo assim aceito como justo em Cristo. A luz da felicidade bíblica tem seu início na cruz e dali avança para a perfeição que será experimenta após sua morte.

        Para realçar bem essa diferença vamos ver o que realmente ocorreu, porque se tivermos em mente que há no mundo qualquer sinal de felicidade, então não entenderemos o que significa ser um verdadeiro crente. Veja no verso 6 como se projeta um homem feliz neste mundo: “Sendo assim, todo homem piedoso...”. Deu para detectar? O que a salvação bíblica produz? A resposta é simples: “piedade”. Sempre tenho falado sobre isso. Se o evangelho pregado não resultar em vidas de homens e mulheres piedosos é claro sinal que estamos pregando a mentira. Não estou referindo a piedade vista na aparência, porque isso as religiões modernas fazem muito bem. Estou falando da piedade no coração; daquilo que faz o homem temer a Deus e andar com Deus neste mundo. Ora, é isso o que vemos na bíblia. O homem piedoso mostra o que Deus faz no coração, como Ele tira o coração de pedra e coloca um novo coração que vai temer e andar com Ele.

        O mundo produz homens piedosos? Claro que não! Então, quando nos deparamos com aquilo que o evangelho bíblico produz vemos a grande diferença. Quem é um homem piedoso? Ele era um louco que se tornou sábio. Antes no pecado, o próprio engano do pecado o fazia pensar que ele era o máximo, que sabia como viver, andar e tomar suas próprias decisões. Ele pensava ser capaz de andar sozinho neste mundo, até que seus olhos foram abertos e ele viu o perigo, se converteu e passou a andar com Deus.

        Falo isso porque o mundo faz os homens se sentirem autoconfiantes e seguros, porque muitos imaginam que se forem justos, trabalhadores e leais a família, então tudo irá bem na vida. Ontem mesmo assistir pelo noticiário o que aconteceu com uma família inteira, a qual foi esmagada ao ser o carro onde estavam, prensados por uma carreta que vinha detrás contra a outra carreta que estava à frente. Veja a loucura dessa auto-confiança que o homem natural tem nesta vida.


Nenhum comentário: