sexta-feira, 23 de abril de 2021

O VIVER DO HOMEM FELIZ (4)

               

“Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Tu és o meu esconderijo; te me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento” (Salmo 32:6,7)

OS TRAÇOS DE UM HOMEM BEM-AVENTURADO

          Continuemos a examinar os traços de um homem bem-aventurado, feliz e piedoso, conforme descreve o verso 6: “Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas...”. Quão importante é para os crentes essa lição que nos traz o verso 6, porquanto precisamos ser humilhados e reconhecer que nada de bom houve em nós e que foi por pura misericórdia que fomos chamados das trevas para a maravilhosa luz.

        Outra verdade de grande significado para nós é o fato que o homem piedoso era um morto que achou vida. Uma das mais terríveis atividades feitas pelo pecado é levar o homem a achar que ele tem vida aqui. O que ele possui é vida no pecado e no pecado o que temos é morte. O que a bíblia diz? “O salário do pecado é (e não será) a morte”. Será que entendemos isso? Isso resume o fato que não há vida no pecado. Então, tudo o que o homem no pecado sempre irá receber aqui é a morte; todo seu ser foi ocupado pelo poder da morte; todo seu corpo tornou-se uma habitação da morte; todos os benefícios trazidos à esta vida presente, como bens, amizades, famílias, saúde, conquistas, religião, fama e outros privilégios estão carregados do poder da morte. É claro que o homem o homem no pecado só poderá ver essas coisas se a misericórdia de Deus abrir os olhos do entendimento, caso contrário esses fatos não subirão ao seu entendimento e consciência.

        O homem piedoso é consciente disso. Ele percebe que saiu da tumba do pecado para as realidades eternas. Veja que foi exatamente isso o que aconteceu com Saulo de Tarso, porquanto, após sua conversão se viu diante do fato que o viver mudou, que tudo o que pensava, cria e vivia era embuste. Ele percebeu que o Nazareno Jesus a quem tanto odiava e perseguia era o próprio Senhor da glória e que o ambiente religioso que tanto amava e frequentava não era mais seu lugar. Isso é o que significa sair da morte para a vida. Na vida real há uma consciência das realidades eternas; na vida real o que é natural é rasgado para dar lugar às coisas eternas. A vida em Cristo não anula a vida natural, mas sim a coloca em seu devido lugar, porque agora o que predomina não é o reino da terra, mas sim o reino de
Deus.

        Também, o homem piedoso percebeu que era um ímpio que agora teme a Deus. É por isso que ele tornou-se um piedoso no real sentido da palavra. Enquanto o homem não for salvo por Cristo ele é e será chamado por Deus de “ímpio”. Por que? A razão é que ele não teme a Deus. Saulo era religioso? Sim! Era zeloso em sua religião e nos costumes da lei de Moisés? Sim! Mas era um ímpio. Na conversão Deus efetua no homem o que somente Ele faz em Sua graça. Ele tira o coração endurecido e mau do homem e põe nele um novo coração, para que o homem possa lhe temer durante toda sua vida, e tudo isso revoluciona o viver. Sabemos o quanto o atual movimento evangélico tem produzido mais “evangélicos” e não piedosos. Já tenho falado sempre que a mensagem que não resulta em vidas piedosas não é a mensagem do verdadeiro evangelho e isso tem sido a tragédia dos nossos dias.

        O que é ser piedoso? A resposta é que o piedoso tem o temor de Deus no coração e é isso que mostra que a vida teve um começo real, que agora a pessoa é nova criação e que segue o caminho dos piedosos na terra. O piedoso é aquele cujos olhos espirituais foram abertos e ele vê agora tudo à luz da bíblia e sua vida é coordenada pelas sagradas letras.


Nenhum comentário: