segunda-feira, 5 de abril de 2021

A CAUSA DA INFELICIDADE NO HOMEM (6)


  • “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou como sequidão de estio” “Salmo 32:3,4)
  • A ORIGEM DA INFELICIDADE: “Enquanto calei os...”
  •         Quero acrescentar alguns argumentos a mais, a fim de mostrar o quanto o pecado é a causa da infelicidade dos homens neste mundo e para toda eternidade. Se ignorarmos essas verdades seremos bombardeados pelas mentiras religiosas, bem trabalhadas pelo pai da mentira e aceitas pelas trapaças de nossos corações  enganados e enganadores. Tudo tem sido feito ultimamente para minimizar a culpa do homem, para trata-lo como se fosse vítima da situação e para no fundo culpar Deus. Quando Davi viu sua culpa, o que ele fez foi confessar  sua miséria e confessar a justiça de Deus: “Contra ti somente pequei” (Salmo 51:4). O que acontece é que no íntimo os homens querem justificar o pecado, achando que eles não são a causa dos seus problemas.
  •         4. No engano do pecado, o meu viver será para servir a eles. Ao servir ao pecado, eis que a soberba envolve a mente e os afetos, sem que a pessoa perceba que não passa de um pobre escravo. Às vezes, ao servir ao pecado o homem pensa que está servindo a Deus, quando realmente ele presta serviço ao pecado. Todo seu corpo é usado para essa prestação de serviço à iniquidade aqui. O pecado é um tirano que não aceita consagração pela metade, não aceita dois senhores. O viver será inteiramente dedicado ao pecado e não importa se as iniquidades são feias ou não.
  •         5. Também, importa saber que o pecado no íntimo tem seu sistema de reprodução e o faz constantemente. O pecado como dominador não para, não se envelhece ali. Ele está sempre renovando seu estoque do mal, criando novos filhotes de iniquidade e fortalecendo os mais antigos. A soberba do pecado tende a ganhar força em suas práticas. O idólatra avança mais na idolatria e estende seu campo de visão em suas práticas supersticiosas. O infiel e adúltero se achará forte em praticar atos de adultérios e ganhará mais coragem e audácia em praticar tais atos. O viciado se sentirá mais fortalecido em ganhar grande número de amigos que o cercarão e o aprovarão em seus atos. O amante das riquezas nunca se sentirá descansado, enquanto não ganhar mais.
  •         6. O pecado dá a impressão que sou bem sucedido. Essa é a tarefa mais poderosa do pecado. Ele eleva meu ego e incentiva meu viver assim; ele mostra o quanto posso ser melhor e que pelo meu esforço conseguirei alcançar o tope do sucesso. Ou então o pecado me fará tranquilo com o que até agora tenho conquistado e me cercará de amizades, sentimentos de liberdade e de que a vida prossegue. Mesmo que venham dias difíceis, a tarefa do pecado é me cobrir de esperança, que tudo vai melhorar e que afinal haverá descanso após a morte. O pecado faz o homem pensar numa divindade amorosa, que Deus irá receber num lugar que eu mereço afinal.
  •         Eis ai uma descrição simples das atividades do pecado no íntimo, para fazer o homem se sentir feliz aqui. É nessa condição que os homens encobrem seus pecados e se acha feliz. O homem que veio a Cristo querendo saber o que fazer para herdar a vida eterna, logo se afastou quando o Senhor mexeu com seu ídolo oculto – o amor às riquezas. O evangelho bendito atacar o coração e descobre o que é o homem no íntimo. Para se converter a Cristo eis que toda casa do mal deverá tombar, satanás há de correr e o pecado deixará seu trono no coração, a fim de que Cristo entre para reinar ali.


Nenhum comentário: