quinta-feira, 29 de abril de 2021

O CAMINHO DA FELICIDADE (3)


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

O CAMINHO DE DEUS (verso 8)

        Outra verdade que vemos no texto acima, verso 8 é que Deus tem Seu caminho e devemos entender que esse é o caminho por onde devemos andar. O nosso Senhor jamais nos guiará pelo caminho da injustiça e da perversidade, como andam os gentios. O Senhor nos preparou um caminho, Ele conhece o caminho e é por esse caminho desconhecido do mundo e da natureza carnal que os santos são orientados e guiados. Examinemos esse caminho do Senhor com humildade e temor perante Aquele que nos salvou e nos prepara para as maravilhas eternais que virão na eternidade.

        A primeira lição é que esta vida no mundo mostra ser um caminho; o tempo que vigora em passado, presente e futuro mostra que entramos pela porta do nascimento e que sairemos pelo escuro portal da morte. Vemos que entre o nascimento e nossa morte temos um caminho pelo qual estamos passando. Para alguns o caminho é curto, para outros o caminho é comprido. O tempo também nos ensina que somos peregrinos na terra e que nada teremos desta vida que será nosso e que levaremos conosco. Ao caminharmos como peregrinos e forasteiros na terra, saudamos o que vemos no presente, anelamos saber o que será no futuro e aprendemos com o passado.

        Mas o texto nos mostra que temos um Deus que se ocupa com Seu povo e que é nosso perfeito Guia. Que privilégio temos, pois não estamos sozinhos no meio de tantos perigos! Também sabemos que Deus nos conduz pelo caminho que Ele preparou e consagrou para nele andássemos. Esse caminho é chamado de vereda do justo; assim como Deus guiou Israel pelo deserto, cuidou do Seu povo e jamais abandonou Seus escolhidos, assim também é conosco na jornada. Os crentes devem saber que essa verdade é aplicada na vida. Se é um crente, então é certo que está sendo guiado pelo Senhor. Ele não espera a decisão nossa, para sabermos se queremos ou não ser guiados por Ele. Somos o povo que Ele comprou, que nos ama e jamais há de nos deixar. O não atira um filho ao desprezo, Ele é um pai que realmente ama e comunica com cada um por meio da Sua palavra. Todo nosso fracasso vem porque ignoramos essa verdade e não cuidamos em escutar seus ensinos.

        Então, voltemos ao texto porque precisamos aprender o que nos é ensinado logo no início: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir...”. Notemos ali como a verdade acerca da orientação de Deus brilha perante nossos olhos: “Instruir-te-ei...”. Notemos que o Senhor diz que primeiro ele nos instrui, e Ele o faz de que maneira? Não há dúvida que é pela palavra. Insisto nesse detalhe porque sei o quanto os crentes de nossos dias desconhecem e muitos ignoram esse fato. Deixar de lado a palavra de Deus para embarcar nos conselhos deste mundo moderno, o qual oferece uma vida fácil é o que se desenrola em nossos dias.

        Além disso, vemos como sistemas chamados de evangélicos têm surgido com novas propostas de vida cristã, aliás bem diferentes daquilo que temos na palavra de Deus. Muitos também se arrogam de receber revelações diretas de Deus. Tudo isso tende a desviar muitos crentes das verdades divinas que nos instrui em nossos deveres. Contamos também com o fato que muitos são os que pensam que são crentes, mas que realmente não são convertidos, por isso não há neles qualquer prazer pela palavra nem se dispõem em ouvi-la para colocar em prática na vida.

Nenhum comentário: