quarta-feira, 21 de abril de 2021

A CAUSA DA INFELICIDADE NO HOMEM (13)


“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou como sequidão de estio” “Salmo 32:3,4)

        AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS: “Enquanto calei os meus pecados envelheceram os meus ossos...”

        Posso continuar o assunto, mostrando as consequências terríveis do pecado, quando ele (ou eles) é silenciado no íntimo. A experiência é dramática: “Enquanto calei os meus pecados...”. Todos devem saber que a bíblia não esconde a verdade acerca disso; a bíblia mostra a ação e reação dos homens no pecado; a bíblia não silencia o pecado, ela vai lá e cutuca o mal, revelando a verdade por dentro e manifestando-a por fora. Por essa razão devo continuar o trabalho, me esmerando em mostrar a todos o que realmente ocorre. Lembremos bem que o que ocorre com os ímpios acontece também com os crentes, claro de diferentes modos, reações e consequências.

        5.     Quando o pecado é silenciado no íntimo, eis que haverá atitudes de fuga para se esconder da verdade. Impressionante! O pecado no íntimo ordena que o homem se esconda em lugares de trevas. Nota-se que o homem no pecado sempre estará se desculpando para não ouvir a mensagem do evangelho, ele não quer ir a um culto onde será descoberto. Ele vai querer ouvir cultos que lidam com emoções, com festas e shows e até mesmo se sentirá que Deus está lhe abençoando nessa jornada religiosa que está empreendendo. Músicas, shows, pregações de autoajuda, etc. nada disso descobre o coração corrompido do homem, nem o leva à convicção de pecado. Somente e tão somente a Palavra pregada com poder é que o fará com eficiência.

        6.     Também, haverá atitudes de perversidades em relação ao próximo. É impossível encobrir as maldades no íntimo e ainda ter condições de amar as pessoas. Não tem como fazer isso. O amor opera sempre em justiça e não em mera simpatia vista na face. A tendência é que quanto mais o homem se aprofunda na maldade, por fora ele tenta esconder sua maldade usando de simpatia, amizade, querendo a aprovação de todos. Herodias passou a odiar João Batista, porque foi na face de Herodes e o condenou a possuir a mulher de outro, no caso Herodias. Qual foi o resultado? Ela mesma planejou matar o profeta.

        Quanto mais aumenta o terror do pecado guardado no íntimo, mais festas, religiões falsas e amizades os homens procurarão obter por fora. Mas o fato é que o pecado se reproduz em novas e malignas perversidades. E quanto mais aumenta a iniquidade, mais terrores da morte serão vistos. O homem no pecado não consegue amar sua esposa, nem uma mulher casada conseguirá fazer seu papel de esposa, conforme Deus ordena. Os filhos não conseguirão ser obedientes. A tendência é consolidar a maldade na sociedade em detrimento dos mais frágeis, como estamos vendo em nossos dias.

        Não foi exatamente isso o que aconteceu desde a queda? Não foi assim que Adão, para se defender pôs a culpa sobre a esposa e esta, por sua vez pôs a culpa sobre o diabo. A natureza maligna do homem é sempre assim, sempre escondendo sua culpa, achando que assim poderá escapar. Os homens sempre estão se queixando; sempre estão reclamando do governo, da esposa, do marido, dos filhos, da condição financeira e outras queixas. Qual a resposta bíblica? Queixe-se cada um dos seus pecados. Enquanto permanece assim a miséria prosseguirá e a infelicidade terá sua habitação permanente no viver. O pecado vem apagar as festas, porque a morte chega forte para mostrar o quanto é capaz de vencer e dominar tudo aqui.


Nenhum comentário: