sexta-feira, 30 de abril de 2021

O VIVER DO HOMEM FELIZ (7)


“Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Tu és o meu esconderijo; te me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento” (Salmo 32:6,7)

DEPENDÊNCIA DE DEUS: “...te fará suplica em tempo de...”.

        Nossa próxima lição que emana do texto acima tratará da dependência que o homem piedoso tem de Deus, porquanto a vida de oração incrivelmente logo se manifesta. Quando Deus mandou que Ananias fosse encontrar com Saulo na Rua Direita, ele encontraria Saulo orando. Eis aí o resultado imediato de uma santa conversão. Acontece isso com o crente, porque quando há algo errado na vida, imediatamente ele para de orar. O pecado torna o homem independente de Deus. No arrependimento a voz da confissão ressoa em clamor: “Tem misericórdia de mim”, como ocorreu com Davi (Salmo 51). Quem imaginava ver Saulo orando perante Aquele a quem estava perseguindo de forma insana? Mas é justamente isso o que ocorre numa sincera conversão a Cristo.

        Veja bem o que ocorre na conversão, porque tudo aparece em forma de oração: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Podemos facilmente entender que invocação é uma oração em forma de súplica. Ninguém invocará um nome qualquer sem se ver antes em perigo. Os homens no pecado clamam aos homens e aos seus ídolos, mas não ao Deus da bíblia. Permita que eu trate um pouco mais sobre o fato que o evangelho tão humanista de nossos dias não leva os pecadores à invocação. Não estou falando que seja algo audível a nós, mas sim da invocação de um coração quebrantado, arrependido. O resultado é que a igreja de Deus está cheia de elementos que não consideram o viver cristão com humildade e santo temor. A força da carne tem puxado o mundo para dentro da igreja e a igreja tem se associado ao mundo, mesclando tudo. Isso significa que hoje não há homens santos de Deus, os quais buscam socorro em Deus, a fim de serem fortalecidos para a batalha.

        Mas todos devem saber que se tudo começou com invocação e seguirá em invocação. O que é a vida cristã? É o homem com sua visão aberta pelo Espírito Santo para ver a verdade como a vida é. Passamos a trilhar o caminho certo; passamos a ter toda oposição do inferno contra nós; passamos a sentir o ódio mortal dos mundanos  e do diabo investindo para nos derrubar e destruir nossa fé, a fim de que profanemos o nome do Senhor. Se o caminho do chamado crente parece ser pacífico com o pecado e com o diabo, então tal pessoa está sendo enganada. Os crentes estão engajados numa guerra contra a carne, o mundo e o diabo, claro em circunstâncias que diferem uns dos outros.

        Mas o que ocorre é que aquele que obteve a salvação que há em Cristo passa a ter seu Deus como fonte de socorro. Essa dependência de Deus é algo normal no viver de um crente. É claro que os salvos vão aprendendo sempre. Muitas vezes eles falham, muitas vezes decepcionam e caem, mas não há desânimo perpétuo na fé cristã. Quando parece que o túmulo mundano engoliu a fé, eis que de repente os santos se erguem da cinza para mostrar que estão humildemente na dependência da graça para viver. Os pastores sabem o que é lidar com os crentes, eles dão prazer, porque amam a palavra e buscam conselhos. Os salvos diferem dos não crentes, porque estes realmente atrapalham o ministério pastoral; eles não andam e não deixam os outros andarem, pois estão sempre em oposição à verdade. Os salvos têm uma ligação de dependência com o Senhor, eles amam a Cristo e mostra isso pelo desejo de conhece-Lo melhor na palavra, a fim de apegar a Ele e viver por Ele.

        Vemos essa dependência dos salvos na letra da primeira estrofe de um antigo hino: “Guia-me meu Salvador, sempre me conduz Senhor, certo firme, forte estou, pois contigo andando vou”


Nenhum comentário: