terça-feira, 13 de abril de 2021

A CAUSA DA INFELICIDADE NO HOMEM (9)


“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou como sequidão de estio” “Salmo 32:3,4)

        AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS: “Enquanto calei os meus pecados envelheceram os meus ossos...”

        Vou mais longe ao afirmar que as consequências de calar o pecado no íntimo traz sofrimentos no corpo. A razão maior é que o pecado não opera felicidade, mas sim a morte. O que acontece é que o enganoso pecado diz no íntimo que ele faz a pessoa feliz e que Deus não está vendo o que está oculto no íntimo. Outra lição é que o pecado é um verdadeiro terror para o corpo. Quando Deus fez o modelo do corpo de Adão no Éden, não o fez para a habitação do pecado. Um copo descartável não foi feito para colocar nele gasolina, por exemplo. O combustível simplesmente contorce o copo que foi feito para beber agua ou refrigerante e que logo é descartável.

        O pecado no corpo é quem trouxe com efeito as terríveis e inúmeras enfermidades que tantos males, dores e mortes tem causado à raça. Muitas enfermidades que o mundo declara ser apenas problemas mentais, na realidade são ocasionadas por pecado guardado no íntimo. O que o salmista experimentou, ele expõe numa linguagem que explica tudo: “...envelheceram os meus ossos...”. Aliás, a linguagem claramente mostra o que acontece com a terra quando não recebe chuva, não há sinal de vida, pois tudo morre ao derredor. É assim que ocorre com o homem que guarda o pecado no íntimo, pois não terá no íntimo, na alma um ambiente salutar, marcado por fruto. Por fora poderá dizer que está tudo bem, mas o fato é que não haverá dentro dele os benefícios resultantes de uma alma sadia, que recebe bênçãos derivadas do céu.

        É sentida a angústia no físico. O corpo não pode sofrer a presença do pecado sobre si. No texto vemos como o salmista diz que seus ossos se envelheceram. Nossos ossos são colunas do corpo, mas o que o pecado faz é enfraquecer tais colunas. Os resultados do pecado não aparecem com meras enfermidades físicas, porque atingem o corpo e alma, o homem completo é atingido. Manifesta em doenças, depressão, fuga, violência, rebelião, perseguição aos verdadeiros crentes, busca de alívio por meio de mentiras religiosas. Nota-se que a ausência de “chuvas” no íntimo torna todo ser do homem num ambiente que em nada irá produzir de bênçãos. Devemos lembrar que foi o que aconteceu com o rei Davi, porque seus atos perversos retirou dele todo poder de amar, julgar e proteger sua família e o povo de Israel. Foi assim também com o rei Asa, porquanto, ao ouvir que iria sofrer consequências no governo por não buscar o socorro de Deus, mas sim dos homens, ele imediatamente mostrou sua raiva contra o profeta e contra alguns do povo.

        Não podemos imaginar o que pode acontecer quando um homem ou mulher silencia sua maldade no íntimo. Perante Deus e Sua palavra ele se torna um fugitivo que tenta achar refúgio na escuridão. O que vemos hoje são homens e mulheres, os quais devido as maldades abrigados no íntimo estão mostrando as faces de assassinos, covardes, sem qualquer sentimento natural. As notícias correm céleres hoje, mostrando homens que se transformam em feras, matando filhos, esposas e outros atos ainda piores. O que podemos dizer sobre isso? Há esperança? Claro! O Deus de misericórdia está em plena ação. Aquele que derramou chuva de compaixão pela cidade de Nínive (Jonas 4), porventura não há de ter compaixão desta atual geração marcada por atos tão pervertidos? Crentes, curvemos perante o Senhor em sincera atitude de contínua confissão. Aproveitemos o amor, bondade, cuidado, compaixão e ternura do Senhor, para nosso bem, enquanto aqui vivermos

Nenhum comentário: