quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O JUSTO E O ÍMPIO (15a)


"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1

         Amigo leitor, na mensagem de ontem foi tratado o fato que Deus planta os crentes para que produzam fruto. Recebendo a palavra de Deus no coração à cada dia, é como se o crente fosse uma árvore plantada junto a ribeiros de águas.
         Em continuação a esse assunto,  chegaremos agora àquilo que é mais importante - o fruto - . O verso diz: "a qual dá o seu fruto na estação própria". Se for uma árvore plantada por Deus, dará consequentemente o fruto. O objetivo é fruto e não sombra. Somente o fruto interessa a Deus. Ele plantou, é o agricultor, então, o que é que Ele irá procurar na árvore? Fruto. É o fruto que traz a glória para Deus, e benefício para o homem. Não mudemos a verdade.
         Mas, notem que o fruto vem no tempo certo. O agricultor não procura fruto numa árvore quando não é tempo de dar fruto. Uma árvore plantada precisa crescer até ver as flores, aí então terá seus frutos. Não se espera que um crente novo produza fruto logo. O agricultor espera que aquela árvore fique grande suficiente para que normalmente mostre seus preciosos frutos. O Grande Agricultor está realizando o seu trabalho de cuidar, de podar, de tratar aquela árvore. O Grande Agricultor sabe muito bem em como trabalhar com suas árvores.
         Amado irmão, Ele está trabalhando em sua vida. Você está sofrendo privações, dificuldades, doenças, solidão, ofensas; ninguém lhe compreende; ninguém lhe ama. O Grande Deus, o Sábio Agricultor; Aquele que perfeitamente lhe ama, está trabalhando em sua vida. É a poda Dele para que você possa frutificar para Ele. Ele sabe como fazer muito bem. Foi Ele quem lhe plantou; você está neste mundo para a honra e a Glória Dele; o alvo supremo é a honra Dele. Ele afirma que tudo está cooperando para o seu bem.
         Amado irmão, não procure um caminho fácil; não busque atalhos. Ele vai usar o que Ele bem quiser para realizar o trabalho que Ele tem a fazer em sua vida. Ele vai usar marido, esposa, doença, humilhações e qualquer coisa que bem queira nessa santa tarefa. Em Hebreus há uma ordem para que não rejeitemos a disciplina do Senhor. Você tem perdido um ente querido? Roubaram-lhe alguma coisa? Seu marido, esposa ou filho lhe trata mal; tudo parece escuridão ao seu redor, até chega a pensar que o Deus de amor lhe tem abandonado?          Amado irmão, o Senhor, Aquele que lhe salvou pela graça, é o mesmo que lhe conduz nessa preciosa graça dia a dia. Logo os frutos preciosos vão aparecer. Em Gálatas 5:22 nos é apresentado o fruto do Espírito. Veja ali o que vai aparecer em sua vida: "amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança." Os frutos começarão a surgir nas suas atitudes.

         O primeiro fruto na lista é o amor. Esse é o amor agape, o amor sacrificial. A preocupação sua não será mais com sua fama, seu querer, seu direito, o que você pensa. Você terá preocupação com o bem-estar do seu próximo, especialmente nas coisas espirituais. O outro fruto na sua vida será alegria ou gozo. "Alegria" ou "Gozo" não é meramente algo externo movido por circunstâncias. Um ambiente alegre vai fazer a pessoa alegre. Mas o fruto do Espírito é a alegria no Espírito. A pessoa terá alegria em qualquer circunstância. Para ilustrar: um missionário certa vez chegou à entrada estreita e escura de um cortiço, e enquanto procurava entrar tropeçando nos lixos e entulhos, ouviu uma voz que dizia: Quem está aí? Ele riscou um fósforo, e viu ali um quadro de pobreza e miséria terrena, mas de santa confiança e paz. Estava ali uma velhinha sobre um catre, no meio dos farrapos. Era uma noite gélida de inverno, e ela não tinha fogo para se aquecer, nem carvão, nem luz. Ela não havia jantado, nem almoçado, nem tomara uma xícara de café. Sofria de reumatismo, mas nada disso lhe havia roubado a fé e o gozo de ter o seu Deus consigo. Ela cantava assim: Meu sofrimento ninguém vê, ninguém senão Jesus. Meu sofrimento ninguém vê, Glória, Aleluia! 

Nenhum comentário: