terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

UM POVO FELIZ (13)




         Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19) UM POVO DE ORIGEM DIVINA: “...que somos de Deus...”
         Caro leitor, todo meu labor na exposição desse verso tão precioso tem em vista mostrar o quanto o povo de Deus é, de fato UM POVO FELIZ. Tendo mostrado a base doutrinária conforme toda revelação bíblica, creio que devemos persistir para ajudar os verdadeiros crentes a se erguerem nessa felicidade pela fé. Eu sei que o povo salvo vive hoje cercado pela atmosfera religiosamente sentimental. A chamada vida cristã de hoje é mais sustentada por aquilo que sentimos e gostamos do que pela obediência a Palavra de Deus. Por favor, não me entenda mal, pois não estou absolutamente contra os sentimentos. Eu sou um homem de natureza sentimental e creio que quando os sentimentos estão sob o controle da verdade bíblica, certamente eles revestem de grandíssima importância na adoração e naquele espírito de mútuo amor cristão.
         Estou contra o sentimentalismo, porque quando isso é buscado, simplesmente tende a obscurecer e anular a capacidade de raciocínio. Na luta por obter mais pessoas nos cultos tendemos a anular a verdade a fim de criar um ambiente mobilizado pela sensualidade e isso tem levado milhares de crentes à busca de um Deus estranho à revelação bíblica. Tenho lidado com muitos nessa situação, cheios de conflitos, porque os sentimentos são como fumaça, pois logo desaparecem para deixar a realidade diante dos olhos. E é exatamente aí que entra a nossa dificuldade de entender o que realmente significa a ordem bíblica: “Sede sóbrios” (1Pedro 1:9). A maior parte dos crentes hoje tem muita dificuldade de aplicar a Palavra de Deus na vida, pois tentam fazer sob o sustento das emoções e não da fé. É óbvio que não dá certo, pois a vida dos santos só pode ser vivida pela obediência à Palavra (Romanos 1:17). Então, quão necessário é que os pastores venham a encher suas vidas da Palavra, para que possam transbordar os santos dessa santa inspiração. Caro leitor, a nossa carruagem santa que nos transporta nessa peregrinação é a Palavra de Deus. Fora dela tudo é confusão e emaranhados da carne e do mundo.
         Então, voltemos ao texto. O que realmente significa na prática ser   UM POVO FELIZ? Como isso pode afetar nosso viver, sem que tenhamos que evocar os sentimentos carnais que tanto o mundo busca? Então vou passar para os meus leitores aquilo que considero ser o ensino bíblico, que somente a fé genuína pode apropriar-se e colocar no viver prático. Se o povo de Deus quer realmente experimentar ser o POVO FELIZ, necessário é que cada crente viva em temor e santidade (1 Pedro 1:17). Caro leitor, cada crente foi comprado por Deus mediante o sangue do Filho; cada crente é propriedade exclusiva de Deus (1 Pedro 2:9). Isso significa que somente Deus tem direito sobre nosso viver em todos os aspectos, por isso Ele exige que Seus santos vivam em temor e separação.
         Eu sei que quando falamos usando essa linguagem bíblica, imediatamente brota uma mentalidade negativista. Eu sei disso, porque claramente vem à mente um sistema de vida cheio de legalismo e caprichosamente chato. Mas não é verdade, porque a Bíblia não está tolhendo nossa liberdade nem podando nossa personalidade. Temor e santidade é uma atitude que devemos ter em relação a Deus. Sendo propriedade do Senhor certamente devemos viver para a glória Dele e essa maneira de viver produz verdadeira felicidade. A natureza carnal sempre há de contestar isso, pois acostumamos a lidar com aquele sistema antigo e mundano de buscar felicidade na carne. Ora, o novo homem em Cristo deve lançar para longe essas manifestações carnais, a fim de aplicar os princípios santos de obediência a Deus, no santo propósito de agradá-Lo. Creio que será de grande ajuda a meditação na letra do coro de um dos nossos antigos hinos:
                                      Eu sou de Jesus, aleluia! De Cristo Jesus meu Senhor!
                                      Não quero falhar, mas quero falar, andar e viver com Jesus!

Nenhum comentário: